Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Padrão de tecnologia de baixo consumo e alto alcance para IoT é...

Padrão de tecnologia de baixo consumo e alto alcance para IoT é aprovado

0
Publicidade

A associação global de operadoras móveis GSMA anunciou nesta quinta, 17, ter chegado a acordo com o 3GPP para a padronização da tecnologia de baixo consumo e grande alcance (LPWA, na sigla em inglês). Trata-se de um “alinhamento” de padrões comuns de banda estreita para Internet das Coisas (NB-IoT), cobertura estendida EC-GPRS e LTE para máquina-a-máquina (LTE-MTC), com objetivo de capitalizar no mercado de IoT e M2M.

A expectativa é que redes de LPWA possam ser utilizadas para IoT industrial, além de monitoramento, smart grids e smart cities. No entanto, como possui baixo consumo e grande alcance, pode ser utilizada em dispositivos vestíveis, como rastreadores de pessoas e animais. Segundo a GSMA, testes pilotos e de laboratório já estão em andamento, com implementações comerciais previstas para 2016.

A iniciativa para acelerar o desenvolvimento de soluções LPWA da GSMA é apoiada por 27 entidades, incluindo operadoras móveis, fabricantes e fornecedoras de chipset e de infraestrutura. A associação sediará reunião do 3GPP entre 18 e 22 de janeiro em Budapeste para trabalhar na finalização dos padrões NB-IoT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile