A Pneubras – distribuidora de pneus com forte atuação na Região Nordeste — adotou a solução QlikView, a fim de aumentar a eficiência dos processos de carga, consolidar a extração de dados e facilitar o acesso entre suas 11 filiais. O projeto foi implementado pela Inteligência de Negócios (IN) com investimento de R$ 60 mil.
Há cerca de 10 anos no mercado, a Pneubras tem percebido a forte tendência do Big Data, como um aliado na conquista e retenção de clientes. Com esta visão, pretende explorar de maneira mais assertiva as informações que são geradas pelo seu negócio diariamente. “Nosso objetivo é, por meio da consolidação e do cruzamento de dados, termos embasamento para criar ações que possam melhorar o nosso relacionamento com o nosso público. Encontramos na parceria com a IN exatamente o que esperávamos, ou seja, uma ferramenta simples, fácil e extremamente enriquecedora para o nosso negócio”, afirma Nelson Marques, diretor da Pneubras.
Inicialmente, a área comercial foi a única beneficiada pelo dashboard interativo do QlikView, composto por elementos importantes para a tomada de decisões, referentes as estratégias de vendas. Com os benefícios rapidamente perceptíveis, outros setores passaram a almejar a solução que foi estendida aos departamentos financeiro e de planejamento. Com este cenário, a organização passou a ter acesso remoto aos comparativos entre filiais, ações de vendedores e mapeamento dos períodos de aumento de compras. Atualmente, ela consegue acessar mais de 1.000 combinações de dados.
“Nossa prioridade era ter acesso fácil e rápido aos relatórios, o que não era possível anteriormente, e o QlikView possui um layout autoexplicativo e agradável. Outro desafio era agilizar a produção de reports estratégicos e conseguimos reduzir o tempo gasto em 80%. Temos a expectativa de aumentar nosso investimento no QlikView para que seja possível alcançar resultados ainda melhores”, acrescenta.
Ainda de acordo com o executivo, a IN proporcionou consultoria personalizada aos profissionais da companhia para administrarem os dashboards. “A missão dos nossos consultores é orientar os clientes para que eles mesmos consigam gerar relatórios qualitativos e interativos no momento em que julgarem necessário”, afirma Roberto Guerra, diretor da Inteligência de Negócios.