Volume de serviços de comunicações volta a cair em outubro

0

O volume de serviços de informação e comunicação mostrou nova queda no Brasil em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta, 17. O volume recuou 3,2% no período, após quedas de 0,6% em setembro e aumento de 0,2% em agosto. No acumulado do ano, entretanto, há aumento de 0,5%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 0,7%.

Os serviços de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) foram os maiores responsáveis pelo desempenho, com recuo de 3,5% no mês (após queda de 0,9% e 0,5% em setembro e agosto, respectivamente). No acumulado dos dez meses do ano, houve aumento de 1,2%, e dos últimos 12 meses, 1,4%.

Em particular, o setor de telecomunicações mostrou desempenho negativo mais significativo, com retração de 4% – nos meses anteriores, a queda foi de 2,4% e 1,4%. Considerando os dez meses de 2015, houve aumento de 0,3%. Contabilizando 12 meses, o crescimento foi de 0,6%.

Já os serviços de TI, que viam alta de 4,7% e 2,6% nos dois meses anteriores, acabaram recuando 1,7%. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, os aumentos foram de 4,8% e 4,2%, respectivamente. Por sua vez, os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram queda de 1,5% em outubro, após aumento de 0,8% e 5,3% em setembro e agosto.

A receita nominal geral do volume de todos os serviços (incluindo também setores como transporte, profissional, administrativo e outros) mostrou queda de 0,4% em outubro, embora ainda apresente aumento de 1,6% no acumulado de 2015, e de 2% no acumulado de 12 meses. O volume geral de serviços no País caiu 5,8% no período, com quedas de 3,1% e 2,5% nos acumulados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.