Comissão de Ciência e Tecnologia aprova cadastro para bloquear ofertas de telemarketing

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que pretende proibir os fornecedores de entrarem em contato com os consumidores que tiverem previamente manifestado o desinteresse em receber ofertas por meio telefônico. O texto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

O relator, deputado Professor Pacco, recomendou a aprovação do texto principal (Projeto de Lei 9615/18, do Senado), que considerou mais abrangente. Ele apresentou duas emendas para incorporar algumas ideias contidas em dois apensados (PLs 9942/18 e 10064/18), que acabaram ambos rejeitados, e defendeu a posterior regulamentação da futura lei.

De acordo com o texto aprovado, para proibir chamadas e mensagens com conteúdo promocional, o consumidor deverá inscrever, sem custo algum, os números de telefone fixo ou celular em um cadastro de bloqueio a ser criado por órgãos públicos de defesa do consumidor. Os órgãos de defesa do consumidor terão 180 dias, após a publicação da nova lei, para implantar o cadastro.

No caso de telemarketing ativo, as regras preveem que as ligações, não mais que três por dia, só poderão ocorrer entre 9h e 21h de segunda a sexta ou entre 9h e 15h aos sábados. Sempre deverá ser aferida a vontade do consumidor de prosseguir ou não com o atendimento, e o fornecedor deverá disponibilizar tecla de opção para quem não deseja receber oferta por quatro meses.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou um dos apensados e rejeitou o texto principal, a proposta deixou de tramitar em caráter conclusivo e deverá ser examinada pelo Plenário. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.