Publicidade
Início Notícias Profissional Tecnologias mudam a forma com que empresas e funcionários se relacionam

Tecnologias mudam a forma com que empresas e funcionários se relacionam

0
Publicidade

Uma verdadeira revolução está acontecendo no RH. A tecnologia está há alguns anos transformando a forma com que as empresas se relacionam com seus funcionários. Agora, o que vemos é um caminho sem volta rumo ao digital. Inteligência artificial, ferramentas de analytics, mobilidade, games, dentre outras soluções inovadoras e estratégicas já ajudam empresas a resolverem seus problemas de gestão de pessoas.

A tendência é mundial e a expectativa é que os investimentos em serviços para análise e utilização de dados nas organizações saltem dos US$ 49 milhões do ano passado para US$ 104 bilhões nos próximos oito anos, de acordo com pesquisa da consultoria global Frost & Sullivan.

O vice-presidente da LG lugar de gente, empresa-líder em soluções de tecnologia para RH, Felipe Azevedo, explica que as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, Machine Learning e People Analytics reduzem as decisões subjetivas, que podem representar um risco para o negócio. Com foco em uma solução completa, a LG desenvolveu a Suíte Gen.te, um conjunto de produtos em nuvem que auxilia o RH em todo o ciclo do colaborador na empresa, do recrutamento à sucessão.

“Essas tecnologias também vão dar mais agilidade à gestão de pessoas, principalmente, no que tange à entrega de análises e insights que podem impactar os rumos do negócio através de melhores decisões sobre pessoas”, diz. “Além disso, vão fechar alguns postos de trabalho e criar muitos outros, que exigirão conhecimento e competências diferenciadas, tanto do RH quanto dos demais líderes e colaboradores”, completa Felipe.

A mobilidade, cada vez mais presente na rotina das pessoas, deverá se aproximar ainda mais do RH. Por meio dos aplicativos móveis, as empresas geram uma experiência mais agradável e dinâmica para os colaboradores. A tendência é que as companhias foquem, principalmente, no autoatendimento que permite, por exemplo, a marcação de ponto e a solicitação de férias pelo celular. Além disso, a Inteligência Artificial possibilita que pedidos específicos dos colaboradores sejam feitos via WhatsApp, utilizando recurso de chatbot, em que o funcionário fala diretamente com um robô que responde e dá andamento à demanda: tudo integrado com as outras soluções de tecnologia para RH.

Segundo Marcello Porto, diretor de RH da LG lugar de gente, o movimento das empresas de investirem em mobilidade, ganhará cada vez mais força no Brasil. “Eu acredito que o futuro do RH é ser cada dia mais mobile, a começar pela atração de talentos. Hoje, as empresas já têm à sua disposição aplicativos que contam com games, entrevistas por vídeo e recrutamento via redes sociais, facilitando a busca e o cadastro de vagas e, muitas vezes, possibilitando a participação em processos seletivos, que não precisam mais ser conduzidos presencialmente”, afirma.

RH Digital

Dez atividades do dia a dia em que o RH digital já é realidade:

Melhora da produtividade por meio da desburocratização;

Marcação de ponto eletrônico pelo celular;

Feedback dos gestores de forma contínua pelo celular;

Envio de feedbacks de forma individual e coletiva;

Processos seletivos mais estratégicos;

Acesso a documentos, como recibo de pagamento ou comprovante de imposto de renda, via autoatendimento;

Desburocratização de processos com o uso de chatbots;

Avaliação de performance por meio de jogos inteligentes;

Entrega de análises mais precisas que podem impactar em decisões das empresas sobre pessoas;

Aumento do desempenho dos colaboradores, através de atividades que utilizam os games para melhorar o engajamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile