Ao invés de tomar o lugar dos trabalhadores, Inteligência Artificial pode salvar suas vidas

0

Mesmo caminhando para ser superado, o temor de que as máquinas dotadas de inteligência artificial roubem as vagas de trabalho dos seres humanos ainda existe. Diante desta constatação, é sempre importante chamar a atenção para o cuidado que devemos ter com os extremos. Afinal, um olhar mais equilibrado vai revelar que entre a substituição de um pelo outro existe uma grande distância e que ao invés de confronto pode haver conexão entre a tecnologia e as pessoas. 

Neste sentido, chama a atenção a forma como a Inteligência Artificial está sendo usada para reduzir o número de acidentes de trabalho. Avanços tecnológicos significativos nas últimas décadas têm possibilitado, por exemplo, a instalação de sistemas de computador em veículos de forma mais viável do que nunca. Eles podem ser alojados em gabinetes robustos, criando uma solução que pode ser adapta perfeitamente a empilhadeiras, por exemplo e outros veículos de armazém.

Adicionando câmeras de nível industrial a estes sistemas é possível criar uma solução de segurança que integre software de visão computacional e algoritmos sofisticados de IA que possam realmente ajudar os operadores a evitar colisões e acidentes.

Em todo o mundo os armazéns continuam sendo alguns dos locais mais perigosos para se trabalhar, principalmente quando se trata de empilhadeiras e plataformas elevatórias.

Só para exemplificar, em 2015, o setor foi responsável por 16,5% de todas as mortes no local de trabalho em toda a União Europeia. Nos Estados Unidos, a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) estima que apenas as empilhadeiras causam 101 mortes e quase 95.000 lesões no local de trabalho a cada ano.

Não há números sobre o assunto no Brasil, mas há indícios suficientes para assegurar que a situação não é menos grave. Afinal, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking mundial em número de acidentes de trabalho, ficando atrás somente da China, Índia e Indonésia. Dados da Previdência Social apontam que, entre 2014 e 2018, o país registrou 1,8 milhão de afastamentos em função de acidentes de trabalho, com a ocorrência de 6,2 mil mortes.

Apesar dos regulamentos rigorosos sobre manutenção, treinamento de motoristas e segregação de pedestres na maior parte do mundo, os acidentes com empilhadeiras representam uma porcentagem significativa desses incidentes. Os operadores correm o risco de esmagamento em acidentes de capotagem, com outros funcionários da oficina correndo o risco de serem atingidos pelos próprios veículos ou pela queda de cargas.

Em termos leigos, o uso de inteligência artificial tem o potencial de adicionar aos motoristas um par de olhos extra. Por exemplo, com os sensores e câmeras apropriados, um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) pode ajudar a alertar os motoristas sobre colegas ou obstruções em seus pontos cegos. O mesmo sistema também pode fornecer um sistema Surround View que oferece uma visão panorâmica do veículo em 360 graus, o que melhora enormemente a percepção situacional. Os motoristas não precisam mais olhar por cima do ombro; de relance, eles têm uma visão abrangente de seus arredores.

Infelizmente, motoristas e operadores em ambientes de armazém nem sempre seguem os regulamentos quando se trata de usar cintos de segurança, operar telefones e até fumar no trabalho. Os algoritmos de inteligência artificial podem usar uma câmera dedicada para detectar instantaneamente o comportamento perigoso do motorista, emitindo um alerta ou desativando o veículo quando necessário.

Também é possível incluir a identificação do motorista no sistema, adicionando algoritmos de reconhecimento facial para que os veículos no chão de fábrica possam ser operados apenas por pessoal treinado e qualificado.

Nenhuma empresa quer ver seus funcionários magoados, mas os custos diretos e indiretos de um acidente tornam ainda mais importante a busca pelos mais altos padrões de segurança. No armazém, a visão computacional e os sistemas de inteligência artificial podem ajudar a aplicar as regras existentes e oferecer proteção adicional contra fatores humanos, como cansaço, doença ou distração, que geralmente são a principal causa de um desastre.

A longo prazo, mesmo quando mais armazéns se tornam totalmente automatizados, a prevenção de ferimentos e mortes continua sendo uma preocupação. Investir em um sistema de segurança avançado que integra IA ajudará a proteger os negócios das graves consequências de acidentes, ferimentos e até mortes. É um investimento em segurança dos funcionários que simplesmente tem que valer a pena. Ao invés de tomar o lugar dos trabalhadores a tecnologia pode, e deve, salvar suas vidas.

Richard Brown, VP de marketing da VIA Technologies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.