Dória veta projeto que restringia telemarketing e ALESP promete novo texto

0

O governador de São Paulo, João Dória, vetou o projeto de lei nº 614, de 2019, que havia sido aprovado pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) no dia 23 de outubro, limitando a realização de ligações – por empresas de telefonia móvel ou fixa — entre 9h e 18h, de segunda à sexta-feira, para fazer oferta de produtos, serviços, cobrança e campanhas por meio telemarketing.

Agora que retornou à ALESP, o projeto deverá ser flexibilizado. O deputado Barros Munhoz, autor do projeto, avalia a sugestão das entidades do setor de manter as chamadas das 9h até as 21h. Também está em debate a proibição de contato aos sábados. Munhoz quer propor um novo texto sobre o tema, sem tentar derrubar a medida do governador.

O projeto de lei também estabelecia as seguintes regras para tais empresas: criar cadastro de usuário que possibilite a manifestação de interesse ou não à comercialização dos produtos e serviços ofertados; disponibilizar por meio telefônico ou outro, um canal direto do consumidor com a empresa; e disponibilizar identificador gratuito de chamada para o consumidor, proibindo a utilização de número privado.

De acordo com João Dória, o veto total ao projeto se justifica pelo setor já ter regras que resguardam, de modo satisfatório, o consumidor. Como a auto-regulação das Operadoras de Telecom, firmado junto à Anatel, o Probare (Programa Brasileiro de Autoregulamentação do Setor de Relacionamento existente desde 2005) e o projeto de lei 4.508 "Não Perturbe". E, além disso, por entender que as consequências seriam prejudiciais no que tange à possível perda de empregos e de investimentos no Estado de São Paulo.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, Sintratel, a proposta geraria impacto direto em mais de 250 mil empregos no Brasil (que é a metade do total de trabalhadores do país) e mais de 125 mil empregos só no Estado de São Paulo. E, ainda, considerando o estudo da LCA Consultores, que projeta um impacto indireto em 4 empregos por cada emprego perdido, a lei geraria desemprego em torno de 1,25 milhão de postos de trabalho direta e indiretamente no Brasil, mais de 625 mil postos no Estado de São Paulo, e também traria forte impacto sobre o consumo e sobre a atividade econômica.


"É necessário regular o setor, e medidas têm sido realizadas, mas impactar o país com geração de desemprego é muito preocupante. Há que se chegar a uma relação de boa convivência entre os consumidores e as empresas. Talvez criando fóruns de discussões e audiências públicas que debatam o assunto com responsabilidade", pontua Marco Aurélio Coelho, Presidente do Sintratel.


"Esse projeto de lei não leva em consideração o fato de que a maioria da população brasileira está em horário comercial trabalhando até às 18h e necessita de um atendimento de telemarketing após esse horário, que é quando saem do trabalho e podem falar, não somente sobre venda e cobrança, mas também sobre agendamentos, visitas técnicas, entre outros serviços de interesse da população", completa.

De acordo com Marco Aurélio, essa proposta é até uma contradição da ALESP em um momento em que o governo federal está buscando medidas para aumentar a contratação de jovens, como o Programa Verde Amarelo, lançado na última semana. Ele defende que o setor de telemarketing é uma das principais portas de entrada para o jovem ao mercado de trabalho no Brasil, já que 63% do contingente do setor é composto por jovens de 18 a 25 anos e o setor é o primeiro emprego para 45% deles, segundo estudos da Frost & Sullivan de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.