Publicidade
Início Notícias Negócios Intel compra fabricante de processadores de inteligência artificial

Intel compra fabricante de processadores de inteligência artificial

Negócio com a Habana Labs amplia a oferta de aceleradores de IA para data center

0
Publicidade

A Intel Corporation acaba de anunciar a compra da israelense Habana Labs, especializada no desenvolvimento de aceleradores programáveis de deep learning para o centro de dados por aproximadamente dois bilhões de dólares. Com a transação, a companhia passa a contar com um portfólio de IA mais robusto, além de acelerar seus investimentos no mercado de silício para IA. A empresa acredita que esse mercado, que está em franco crescimento, irá ultrapassar a marca de 25 bilhões de dólares em 2024s e, dentro disso, a participação de silício de IA no centro de dados deverá ser superior a US $ 10 bilhões no mesmo período.

Atualmente, as soluções de IA da Intel ajudam os clientes a transformar dados em valor de negócio e a gerar uma receita significativa para a empresa. Em 2019, a Intel deve gerar 3,5 bilhões de dólares em receita impulsionada por IA, um crescimento acima de 20% na comparação ano a ano. Juntas, a Intel e a Habana podem acelerar a entrega dos melhores produtos de IA da categoria para o centro de dados, atendendo às crescentes necessidades dos clientes.

A Habana seguirá como uma unidade de negócios independente, liderada pela sua equipe atual. A nova unidade irá se reportar ao Data Platforms Group da Intel, que abriga o amplo portfólio da empresa em tecnologias de IA para o centro de dados. Por sua vez, a Habana ganha a chance de aumentar e acelerar seu negócio com o acesso às capacidades de IA da Intel, incluindo recursos importantes desenvolvidos ao longo dos últimos três anos baseados na ampla experiência em software, algoritmos e ferramentas de pesquisa em IA da empresa.

O presidente da Habana, Avigdor Willenz, concordou em atuar como consultor sênior, tanto para a nova unidade de negócios quanto para a Intel. A empresa seguirá com sua sede em Israel, onde a Intel tem forte presença e longo histórico de investimentos. Antes da conclusão do negócio, a Intel Capital era acionista da Habana.

Produtos Habana para treinamento e inferência em IA

Atualmente, processador de treinamento em IA da Habana, Gaudi, passa por testes com clientes selecionados em hiperescala. Acredita-se que os sistemas de treinamento de grandes nodos baseados no Gaudi ofereçam uma taxa de transferência quatro vezes maior em comparação com sistemas criados com o número equivalente de GPUs. O Gaudi foi desenvolvido para aumentar e diminuir a escala do sistema com eficiência e flexibilidade.

Além disso, o processador de inferência Goya AI da Habana, já disponível comercialmente, demonstrou excelente desempenho de inferência, incluindo taxa de transferência e de latência em tempo real em um envelope de energia altamente competitivo. Tanto o Gaudi quanto o Goya oferecem um ambiente de desenvolvimento rico e fácil de programação que ajuda os clientes a implantar e diferenciar suas soluções, já que as cargas de trabalho de IA continuam a evoluir com demandas crescentes de computação, memória e conectividade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile