Programa desenvolvido pelo BC leva à criação de 17 novos projetos para inovação no SFN

A edição de 2019 selecionou 20 propostas e 17 concluíram o ciclo de desenvolvimento de protótipos. Os projetos resultantes incluem tecnologias de blockchain, inteligência artificial, modelos de pagamento e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado

1

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), desenvolvido pelo Banco Central e Fenasbac, resultou em 17 novos projetos para inovação no Sistema Financeiro Nacional (SFN). A edição de 2019  selecionou 20 propostas e 17 concluíram o ciclo de desenvolvimento de protótipos. Os projetos resultantes incluem tecnologias de blockchain, inteligência artificial, modelos de pagamento e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado.

Quando a chamada 2019 do Lift foi aberta, em abril deste ano, o BC recebeu 30 propostas válidas, sendo 20 delas selecionadas para desenvolvimento. Os proponentes das iniciativas selecionadas puderam apresentar suas ideias ao BC e receber um direcionamento quanto às melhores práticas de implementação, quanto aos problemas centrais que precisavam ser resolvidos e também quanto ao valor de negócio da inovação como contribuição para o Sistema Financeira Nacional. Em três meses de interação entre o BC, a Fenasbac, os provedores de tecnologia e as equipes dos projetos, compostas por representantes da academia e do mercado, as ideias foram aprimoradas e ganharam mais foco na aplicação de inovação para resolução de problemas ou para criar oportunidades no SFN.

O BC pôde acompanhar o impacto de suas ações regulatórias sobre as iniciativas de inovação, entender as dificuldades de aplicação de tecnologias dentro dos limites regulatórios e vislumbrar as oportunidades de melhoria e os potenciais de contribuição de algumas tecnologias para o SFN. Destas observações, surgem novas iniciativas para o ecossistema de inovação como o LIFT Learning – programa lançado em 28 de novembro para formação de estudantes e aproximação da academia com o mercado financeiro e um novo modelo para SandBox Regulatório – projeto em andamento no âmbito do BC.

Abaixo, as 17 iniciativas que chegaram à fase final do Lift:

ANTECIPA FÁCIL – uma plataforma digital criada com o propósito de promover o acesso ao capital de giro para pequenas e médias empresas, sobretudo aquelas desassistidas ou sub atendidas pelo mercado bancário.

ANTECIPAÇÃO COM TRANSPARÊNCIA – um projeto que propõe um modelo para garantir a redução na taxa de deságio para empresas de pequeno e médio porte.

BLUPAY – O Switch de Pagamentos Instantâneos BluPay integrará as principais oportunidades geradas pelas mudanças previstas pelo Banco Central do Brasil no ecossistema financeiro com os comunicados sobre Pagamentos Instantâneos.

FINID: GESTÃO DE IDENTIDADES FINANCEIRAS DESCENTRALIZADAS – Este projeto visa criar uma identidade única, portável e segura para as instituições financeiras, com o cliente no controle dos seus próprios dados pessoais e viabilizando o acesso facilitado de contratação de serviços financeiros.

FINWEB – EMPREENDEDORISMO COLABORATIVO – cria um mecanismo que facilita a formação de parcerias colaborativas e o compartilhamento de receitas, por meio do pagamento simultâneo multipartes.

GAVEA MARKETPLACE – é um Marketplace de Commodities Físicas, uma plataforma digital de negociação que automatiza o processo de originação, cortando intermediários, sem burocracias, digitalizando contratos e reduzindo custos operacionais e transacionais, em um ambiente seguro e completo, onde tudo que acontece é imutável e rastreável.

MIDAS – Possibilitar  o  acesso  a  aplicações  financeiras,  antes  restritas  a  possíveis investidores,   que não possuem a quantidade de recurso mínimo para acessá-las e detém pouco ou nenhum conhecimento sobre o mercado financeiro. Assim como para aquelas pessoas cujo retorno sobre seus investimentos são irrisórios ou inexistentes , educando-as na prática de forma interativa.

SPIN  PAY  –  um produto que viabiliza a captura, autenticação e liquidação de uma transação de pagamento em compras online. O produto possibilita que um consumidor possa utilizar o saldo de sua conta para compras em plataformas  online,  direto  do  aplicativo  da  instituição  financeira  ou  de pagamento  de sua  escolha.

P2P Lending com Blockchain – promover o uso da tecnologia de blockchain aplicada ao ambiente de uma Fintech de empréstimos P2P, com uma parceria com uma Instituição Financeira para a realização de Cash-in e Cash-out da plataforma de P2P, bem como o uso de um parceiro de histórico financeiro para determinar o risco do empréstimo ao investidor da plataforma de empréstimos P2P.

PROVI – Plataforma para elaboração de contratos de Income Share Agreement (ISA) onde estudantes possam realizar um curso sem desembolso de recursos à vista e comecem a pagar apenas depois de conseguirem uma renda mínima.

QUADRA URBANA – uma plataforma de gestão e rentabilização do ativo imobiliário, destinada a proprietários de imóveis e locatários que propiciará a estruturação de dados do mercado imobiliário (ex.: preço de venda, valor de locação, velocidade vendas) e viabilizará a antecipação de recebíveis de aluguéis para proprietários de imóveis por meio de um experiência 100% digital.

SAQUE SUPER FÁCIL – propor um modelo inovador para o processo de saque de dinheiro, melhorando a experiência dos clientes por meio da implantação da função saque nas máquinas de cartão instaladas nas empresas.

SAXPERTO – permitir que clientes de bancos digitais ou carteiras digitais façam micro saques a partir de seu saldo disponível, através de uma rede de varejistas credenciados a um custo bastante reduzido.

SAZ – é uma plataforma de Serviços para integrar serviços de várias instituições financeiras em um único aplicativo desenvolvido no modelo de Banking as a Service (BaaS).

TRANSFERHUB – é uma plataforma  digital  de  tecnologia  financeira voltada para o mercado de câmbio, que realiza o "casamento" das operações de compra  e  venda  de  moeda  estrangeira  para transferências internacionais.

VENCEHOJE – uma solução para busca automática de boletos e faturas gerados para um determinado CPF ou CNPJ, reunindo e organizando as obrigações em um único lugar de maneira segura e rápida.

WIP – é um projeto de pesquisa aplicada um modelo de estimativa da probabilidade de demissão do colaborador de uma empresa privada. O modelo serve como insumo para a análise de crédito na modalidade consignado privado e outras modalidades, reduzindo o risco de default e, consequentemente, a taxa de juros ofertada.

O programa contou com o envolvimento de mais de 100 pessoas, entre proponentes, servidores do Banco Central, da Fenasbac e equipes das empresas apoiadoras – Microsoft, IBM, AWS, R3, Multiledgers, Cielo e Oracle. Todas as atividades foram desenvolvidas por meios digitais.

Em março de 2020 acontecerá um evento para apresentação dos protótipos concluídos e o detalhamento do LIFT edição 2020. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.