RNP lança serviço de Diploma Digital para comunidade acadêmica

0

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira,16, o lançamento do novo serviço de emissão e validação do Diploma Digital desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Até o fim de 2021, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras deverão gerar os diplomas de graduação no novo formato. O lançamento marca o início da adaptação e integração dos sistemas acadêmicos das IES à solução.

O objetivo da novidade é modernizar o fluxo processual para a emissão e/ou registro de diploma de graduação, garantindo a integridade e interoperabilidade dos dados, além de propiciar maior transparência, agilidade e exatidão, possibilitando que as IES maximizem a utilização dos recursos disponíveis, uma vez que o processo se tornará mais econômico e prático, dispensando a emissão e arquivamento de documentos de papel.

Além disso, a ferramenta possui certificação digital, o que garante sua autenticidade e evita quaisquer falsificações e irregularidades, sendo um importante passo na transformação e revolução digital do ensino no Brasil. Em tempos de pandemia, o diploma digital contribui ainda para que o graduando não precise se deslocar à instituição de ensino para receber o documento e traz mais agilidade e segurança para que portadores de diplomas e interessados possam compartilhar e verificar a legitimidade de tais documentos de forma mais eficiente.

Após a emissão, o diploma digital é guardado na instituição emissora e também no repositório em nuvem do MEC. Com isso, o documento será preservado com segurança, disponível sempre que necessário e com garantia de acesso ao diploma. Além dos controles de segurança citados, os diplomas digitais serão registrados em blockchain, como recurso adicional para atestar provas de existência, de autoria e de integridade dos objetos digitais associados.

O diretor da RNP, Nelson Simões, explicou como a tecnologia funciona. "É uma tecnologia de blockchain, agregada a certificação digital e ao armazenamento para preservação que configurou essa solução. O que está por trás disso são competências de grupos de pesquisas das nossas universidades; invenção, para juntar tudo isso e oferecer na forma de um serviço; e inovação. Fico muito feliz de em 2020 conseguir em conjunto com um outro caminhar que a educação brasileira, universidades e ao MEC vinham fazendo, poder contribuir para oferecer algo que é relevante para todo mundo que vai se formar", comenta.

No evento de lançamento, o Ministro anunciou também que, em 2021, serão lançados mais dois ambientes eletrônicos, também desenvolvidos pela RNP: "Um para validação de documentos emitidos pelas IES que já tenham aderido ao serviço de emissão e registro de diploma digital e outro para visualização de históricos acadêmicos", compartilhou.

As Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN) foram pioneiras. São as primeiras instituições brasileiras a implantarem a solução e já estão aptas a emitirem os diplomas digitais dos estudantes concluintes. No evento, um ato simbólico oficializou o lançamento: o Ministro Milton Ribeiro validou o diploma digital de Vanessa Caroline Nascimento, a mais nova bacharela em Ciências Contábeis, formada pela UFPB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.