É seguro fazer compras por aplicativos?

0

Com a pandemia, o aumento de compras por aplicativos cresceu de forma relevante.  De acordo com um estudo realizado pela plataforma de marketing para aplicativos, Liftoff, em parceria com a App Annie, foi registrado mundialmente, um aumento de 49% no tempo de uso de aplicativos de compras desde janeiro de 2020. Considerando apenas de janeiro a maio de 2021, a alta foi de 30,1%. 

Com as recentes notícias sobre ataques cibernéticos em aplicativos reconhecidos no mercado – tivemos registros de invasões recentes em food techs, aplicativos de mensagem, grandes varejistas e até instituições financeiras – as informações que compartilhamos com essas empresas, são seguras? Como garantir a segurança dos dados dos usuários nessas plataformas, que cada vez mais facilitam nosso dia a dia? 

Da perspectiva do consumidor, além do cuidado com ofertas duvidosas, falsos aplicativos, e principalmente, em datas comemorativas podem ser citados como exemplo de situação que demanda ainda mais cuidado. Segundo um levantamento da Axur, empresa de cibersegurança que atende grandes empresas de comércio eletrônico e varejo no Brasil somente no terceiro trimestre deste ano, em comparação aos três meses anteriores, houve um aumento de 80% de casos de phishing – ação caracterizada por tentativas de adquirir ilicitamente dados de outra pessoa.  

Algumas estratégias podem ser adotadas pelos usuários de aplicativos para evitar situações desagradáveis: 

1- Sempre utilizar as lojas de aplicativos oficiais do sistema operacional de cada celular, que garantem que sejam testados e verificados; 

2- Estar atento ao termo de uso de privacidade, para ter conhecimento de qual é a responsabilidade das empresas sobre seus dados; 

3 – Evitar aplicativos que tem baixo uso nas lojas oficiais; 

4 – Evitar ao máximo disponibilizar os dados bancários; 

5- Tentar utilizar mecanismos que não fornecem vínculo após a compra, como por exemplo, cartões virtuais; 

Desta forma, é possível aproveitar todas as funcionalidades, facilidades e promoções disponibilizadas, diminuindo o risco de golpes ou vazamento de dados sensíveis, como por exemplo, informações de cartão de crédito.  

Contudo, para empresas que oferecem, e dependem, das vendas por aplicativos, ter um time atento aos sinais de anormalidade na infraestrutura, principalmente nas épocas de grande demanda, é extremamente necessário. Uma das formas de evitar vazamentos é ter uma boa estratégia de segregação das bases de dados, com níveis diferentes de segurança e acesso para informações críticas, como informações de pagamento. Estar atento ao conjunto de medidas de proteção para o armazenamento de cada tipo de informação fará com que toda a experiência aconteça de maneira muito mais segura. Contar com um parceiro que ofereça serviços de Cibersegurança é uma boa opção, já que ter uma solução segura não depende apenas de tecnologia, mas também de cultura e processos bem definidos. 

Wesney Bolzan Silva, head de Cibersecurity na NAVA Technology for business. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.