Publicidade
Início ESG Fundação Espaço ECO lança ferramenta gratuita para diagnóstico de adoção de ESG

Fundação Espaço ECO lança ferramenta gratuita para diagnóstico de adoção de ESG

1
ESG environmental social and governance Sustainable to Businessman strategy ESG
Publicidade

Com a conclusão da COP26, agora os países e a iniciativa privada precisam desenvolver ações efetivas para que os objetivos traçados sejam alcançados. Pensando na necessidade das empresas de obter um diagnóstico sobre como estão posicionadas em relação à sua contribuição para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos, a Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade criada e mantida pela BASF, acaba de lançar uma ferramenta pública que oferece essa informação de maneira gratuita, o Guia de Maturidade em Capital Natural. 

Disponível no web site da Fundação , a ferramenta foi criada a partir de estudos relacionados a práticas globais aplicadas sobre indicadores dentro da lógica de ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança, em português) para o mercado financeiro e já adaptadas para a América do Sul. “Trata-se de uma ferramenta gratuita, auto declaratória que aponta como as empresas estão promovendo sua gestão para os temas: biodiversidade e serviços ecossistêmicos; governança e gestão ambiental; mudanças climáticas; economia circular e gestão de resíduos e recursos hídricos”, comenta Tiago Egydio, coordenador de Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO. 

Por meio dessa autoanálise oferecida na ferramenta, as empresas poderão observar se sua atuação está contribuindo para a construção de práticas regenerativas (melhorando as condições ambientais existentes) ou se a empresa ainda possui práticas com importantes desafios para melhoria. 

Na prática, as empresas preenchem um questionário na ferramenta sobre os temas biodiversidade e serviços ecossistêmicos; governança e gestão ambiental; mudanças climáticas; economia circular e gestão de resíduos e recursos hídricos. Após isso, poderão conhecer seus desempenhos por categorias e também considerando uma avaliação agrupada em que posicionará se a empresa possui práticas: degenerativa, defensiva, business as usual, neutra ou regenerativa, por exemplo. 

“Atualmente, uma das grandes buscas das empresas é o posicionamento com metas sobre carbono como, por exemplo, ser carbon neutral ou climate positive. Mas como saber se a empresa está no caminho certo? A ferramenta ajuda a saber se o caminho traçado está sendo percorrido”, explica Tiago Egydio. 

Uma consultoria para sustentabilidade focada no desenvolvendo de projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos, a Fundação Espaço ECO desenvolveu neste ano outros conteúdos e ferramentas gratuitas de apoio às empresas como: o Glossário ESG, com definições sobre os termos utilizados nessa área; o e-book “Caminhos para a Logística Reversa”, que aborda os desafios da logística reversa e os recortes para análise de maturidade; “Calculadora de Maturidade Programas de Logística Reversa” , que ajuda empresas a medirem a maturidade dos programas e ações de logística reversa; e o “Guia Prático de Finanças Sustentáveis”, que traz conceitos-chave para considerar o uso de instrumentos Financeiros Sustentáveis. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile