CIOs enfrentarão restrições nos orçamentos de TI neste ano

0

Neste ano, os CIOs terão de cumprir suas prioridades de negócio com um aumento de apenas 0,5% no orçamento de TI, de acordo com o estudo global do Gartner intitulado "Ampliando os Negócios: a Agenda de 2012 dos CIOs", que analisa as necessidades e as estratégias dos executivos de TI para enfrentar essa situação. O levantamento foi realizado no quarto trimestre do ano passado com 2.335 CIOs de 37 segmentos econômicos, em 45 países, que representam mais de US$ 321 bilhões em gastos com tecnologia da informação.

Com base na média global, a previsão é que os orçamentos de TI devem permanecer estáveis neste ano. Os maiores investimentos serão feitos por empresas na América Latina, que devem ter um aumento de 12,7% nos recursos a serem disponibilizados para TI, e na região da Ásia-Pacífico, de 3,4%. Já na América do Norte e na Europa haverá uma queda de 0,6 e 0,7% nos orçamentos, respectivamente. Ainda segundo o relatório, grandes organizações, nas quais os orçamentos representam mais que US$ 500 milhões, continuarão a cortar despesas com TI.

Para Mark McDonald, vice-presidente de programas executivos do Gartner, o papel da tecnologia nas empresas está crescendo, o que não significa, no entanto, que a importância da área de TI também esteja aumentando. "Os CIOs estão concentrando esforços na automação operacional de TI, enquanto integração e controle estão perdendo terreno para os executivos que vêem a tecnologia como um amplificador de negócios e fonte de inovação", analisa.

A pesquisa também aponta que cada vez mais os CIOs vêem a combinação de soluções tecnológicas de business intelligence (BI), mobilidade, computação em nuvem e mídia social como a melhor forma para abordar as prioridades de negócios. "Mobilidade, social media, informação e análise podem ser usadas para repensar a experiência do cliente, bem como as vendas e canais de serviços", ressaltou McDonald.

O estudo mostra, contudo, que 46% dos CIOs de grandes corporações declararam que seus orçamentos de TI devem crescer entre 2011-2012 em termos de gastos reais, enquanto os executivos de médias empresas terão um aumento modesto no orçamento, entre 2% e 3%.

Veja, a seguir, o ranking das dez principais prioridades de negócios e tecnologias dos CIOs para este ano, segundo o Gartner:

As dez prioridades de negócios:

1 – Aumentar o crescimento da empresa

2 – Atrair e conquistar novos clientes

3 – Reduzir os custos da empresa

4 – Criar novos produtos e serviços

5 – Entregar resultados

6 – Melhorar a eficiência

7 – Melhorar as margens de lucro

8 –  Atrair e reter a força de trabalho

9 – Melhoras a eficácia nas vendas

10 – Conquistar novos mercados e áreas de atuação

 

As dez prioridades de tecnologia:

1 – BI (business intelligence) e BA (business analytics)

2 – Mobilidade

3 – Computação em nuvem (SaaS, IaaS e PaaS)

4 – Tecnologias de colaboração

5 – Modernização do legado

6 – Gestão de TI

7 – CRM

8 – Aplicações de ERP

9 – Segurança

10 – Virtualização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.