Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Intel provê solução de gerenciamento térmico e energético para Mandic Cloud Solutions

Intel provê solução de gerenciamento térmico e energético para Mandic Cloud Solutions

0
Publicidade

A Intel foi escolhida pela Mandic Cloud Solutions para ajudar a resolver um problema comum nas empresas: reduzir os altos custos com energia elétrica. A solução encontrada foi a ativação do Intel Node Manager, um recurso disponível nos servidores baseados na família de processadores Intel Xeon, que tem como principal funcionalidade a otimização do uso de cada watt consumido pelo parque instalado, e do software OMPC (Open Manager Power Center), da Dell, que gerencia o consumo de energia e temperatura dos servidores. Isso permitiu à Mandic Cloud Solutions balancear o uso dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia e ampliando a capacidade de uso de seus servidores. O resultado foi uma diminuição de 30% no consumo de energia elétrica e um aumento em até 40% da capacidade de ocupação nos racks de servidores da Mandic.

Acompanhando esta redução no consumo, também foi possível um maior controle e monitoramento das temperaturas dos servidores, diminuindo consideravelmente o risco de paradas inesperadas. Além disso, a Mandic Cloud Solutions minimizou o impacto ambiental de sua operação.

“Aperfeiçoar a gestão do consumo de energia elétrica sempre foi um aspecto de grande importância para empresas competitivas. Com o passar do tempo, a elevação no preço da energia e um mundo que caminha cada vez mais rápido para favorecer empresas com um perfil sustentável, fez com que este tipo de gestão se tornasse imperativo. Deixou de ser uma opção e se tornou uma das principais obrigações dos gestores. E isto vale para as companhias de todos os tamanhos”, explica Fábio Iunis de Paula, diretor da Área de Negócios da Intel.

“Oferecendo soluções de IaaS (Infrastructure as a Service) e SaaS (Software as a Service) para seus clientes, a Mandic Cloud tinha um desafio no gerenciamento de consumo de energia elétrica. Estamos muito satisfeitos em contribuir para os bons resultados obtidos”, conclui.

Na visão de Diego Morgado, gerente de operações da Mandic Cloud Solutions, a solução foi além da superfície do problema. “O projeto trouxe visibilidade de algo que não era perceptível a olho nu. Energia também exige gestão, que por sua vez traz aumento de eficiência”. Como a Mandic tem 100% de seu negócio baseado em data centers e servidores, Morgado explica que o grande foco da companhia é oferta de alta disponibilidade, qualidade e desempenho. “Algo muito alinhado a isso é o preço. Temos vários concorrentes fortes no mercado e por isso precisamos de uma estrutura tão boa quanto e com preço competitivo”, completa.

Para colocar toda a operação de pé, foram necessárias apenas duas semanas. Assim que a solução entrou em funcionamento, a área de operações da empresa dedicou os 30 dias seguintes à coleta das primeiras informações que permitiram fazer a análise técnica. A partir dos resultados desta análise foi possível estabelecer os parâmetros para o gerenciamento de toda a infraestrutura. Através disto, foi possível fazer um balanceamento eficiente de todo o data center.

“Isso é extremamente importante para nós, uma vez que conseguimos evitar a criação de zonas quentes e reduzir o consumo de ar condicionado”, afirma o Morgado. “Essa inteligência só é possível graças ao fornecimento de informações em tempo real. Se a equipe recebe o alerta de que um servidor está consumindo demais, o balanceamento de carga é feito na hora, estabilizando o ambiente. Hoje 100% do parque de data centers é monitorado de forma centralizada, permitindo identificar rapidamente quais máquinas estão consumindo mais energia do que deveriam, e porquê”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile