Publicidade
Início Blogueria Tendências do marketing digital para 2016

Tendências do marketing digital para 2016

0
Publicidade

O ano está começando e você, profissional de marketing, deve estar traçando seu plano de ação para 2016, certamente revendo acertos e erros e tentando antecipar os destaques do próximo ano. Para ajudá-lo, listo abaixo insights sobre as principais tendências de marketing de 2015 e 2016.

Ad Blocking

Na segunda metade de 2015, o ad blocking foi um dos principais temas de discussão envolvendo tecnologias de marketing, e um dos assuntos mais importantes do Ad:Tech, maior evento de marketing digital do planeta, realizado em Nova York em novembro. As conversas giraram em torno da quantidade de usuários que baixaram ad blockers e da validade de se “furar” esse programa.

Uma vez que os ad blockers estão se tornando cada vez mais populares e sofisticados, os profissionais de marketing irão valorizar crescentemente os publisher premiums, que privilegiam os anúncios relevantes, consistentes com uma boa experiência para o usuário e que não interrompem a navegação. Nesse contexto, o CRM exerce um papel importante para garantir que qualquer comunicação digital tenha como alvo um certo público adequado, e seja relevante para a posição em que este público esteja em uma jornada do consumidor com aquela determinada marca. O Ad blocking é uma das muitas evoluções tecnológicas que, juntamente com os dispositivos móveis e apps, estão tornando cada vez menos relevante o ad tageting baseado em cookies.

E-mail Marketing

Conforme as linhas entre os departamentos de vendas, atendimento e marketing se tornam menos definidas, está claro que o futuro do marketing é a jornada do consumidor. E o e-mail se tornou o ponto de união dessa jornada. Afinal, nós nos logamos e recebemos notificações do Facebook e nossos apps favoritos na nossa conta de e-mail. O e-mail conduz 30% de todas as vendas de e-commerce e 91% das pessoas checam sua caixa pelo menos uma vez por dia em seus smartphones.

Os profissionais de marketing podem combinar o e-mail com insights obtidos a partir de dados do consumidor coletados em canais de comunicação e dispositivos. Assim, conseguirão atingir o elevado nível de personalização exigido atualmente pelo consumidor.

A “Lei do Um” do Marketing

A economia do século XX era baseada na massa – produção, mídia, consumo e trânsito de massa. Mas a economia do século XXI está relacionada ao individual. Os consumidores querem serviços e produtos o mais personalizado possível.

Por décadas, os profissionais de marketing tiveram como foco a segmentação: segmentar as pessoas em grupos com base em características demográficas e comportamentos para oferecer comunicações mais propícias. Hoje estamos caminhando rapidamente para a mídia personalizada, o que significa que os segmentos de audiência atingiram um nível de refinamento que torna possível focar no indivíduo. É o que eu chamo de “Lei do Um” do Marketing.

Scott McCorkle, CEO da Salesforce Marketing Cloud.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile