Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Assespro, ABES e Brasscom se posicionam e barram sanção da reforma do...

Assespro, ABES e Brasscom se posicionam e barram sanção da reforma do ISS

0
Publicidade

Com o intuito de promover e defender os interesses coletivos do setor de TI, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) conseguiu reverter a reforma da legislação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) com alguns vetos. Os dispositivos que foram vetados poderiam afetar, diretamente, as empresas de TI e o ambiente de negócios, no Brasil.

Essa conquista foi concretizada a partir de um trabalho intenso de articulação com autoridades do governo e parlamentares. A entidade vem atuando, nos últimos anos, no desenvolvimento de ações políticas com o propósito de influenciar as legislações que impactam no setor de TI.

Representantes da Assespro e de outras entidades do setor de TI, como ABES e Brasscom, participaram o pleito de mudança da legislação, o que resultou na exclusão dos seguintes itens na reforma, o § 4º do art. 3º e inciso III do § 2º do art. 6º, dispositivos que imputam ao contribuinte a atribuição de fiscalizar os entes tributantes, estabelecendo responsabilidade e punições às empresas que tomarem serviços de prestadoras que estejam domiciliadas em municípios que violem a regra de alíquota mínima de ISS.

Além disso, o projeto põe fim à guerra fiscal e, segundo um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), as alterações podem gerar uma arrecadação a mais aos municípios de R$ 6 bilhões.

Serão sujeitos à cobrança do imposto serviços de processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, entre outros formatos e congêneres. E passa a ser taxada a elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos. A lei complementar prevê também a incidência de ISS sobre serviços como o Netflix e Spotify.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile