Publicidade
Início Blogueria Mais ataques, novas tecnologias: previsões de cibersegurança para este ano

Mais ataques, novas tecnologias: previsões de cibersegurança para este ano

0
Publicidade

O panorama de cibersegurança muda a cada dia que passa. Cada novo dispositivo conectado à rede apresenta um novo alvo para ataques que precisa ser protegido. Cada post novo nas redes sociais cria novos riscos para ataques de phishing ou engenharia social.

Como resultado, a indústria está evoluindo para enfrentar essas mudanças. Nos últimos anos, a área de cibersegurança ganhou grande destaque e recebeu muita atenção das lideranças empresariais e da mídia. Novos startups surgiram para lidar com soluções de segurança em diversos nichos e impulsionar a inovação. Ao mesmo tempo, as empresas começaram a incluir o tema da cibersegurança na agenda de todas as reuniões de diretoria.

Neste momento, estamos observando uma mudança que será marcante em 2017. Os ciberataques são tão prevalentes e estão evoluindo de forma tão rápida que já ultrapassaram os mecanismos de defesa implementados recentemente por muitas empresas.

Em 2017, inovações como funções virtuais de segurança baseadas em software e análises avançadas não serão parte apenas das últimas tendências de segurança, mas também ferramentas essenciais para ajudar a proteger uma organização. Contar com a capacidade de operar em escala, atualizar os mecanismos de segurança em tempo real e automatizar a detecção de ameaças se tornaram essenciais para lidar com o enorme volume de ciberataques.

Como resultado, acredito que o mercado continuará a se transformar em 2017 nas seguintes maneiras:

  • Externalização da segurança: empresas de pequeno e médio porte não contam com os recursos necessários para gerenciar e atualizar constantemente seus centros de operações de segurança em tempo integral ou manter equipes dedicadas à cibersegurança. Com isso, elas continuarão recorrendo a serviços terceirizados e consultores para garantir a proteção de segurança e manter os mecanismos de defesa atualizados da forma mais econômica.
  • Mais conexões, mais dados: à medida que as empresas continuam adotando dispositivos conectados, a quantidade e os tipos de dados que necessitam proteção irão aumentar ainda mais. Isso significa que as empresas terão que ser estratégicas na forma como abordar a segurança para lidar com a escala e o alcance de informação em seus dispositivos da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
  • Empregos em cibersegurança disparam: programas de educação em cibersegurança continuarão a crescer e os empregos em cibersegurança para defender empresas terão um forte crescimento. A área continuará a ter 0% de desemprego mesmo com o crescimento de profissionais no setor.

Enquanto todos esses ajustes acontecem no mundo dos negócios, podemos esperar também algumas mudanças em cibersegurança que irão afetar TODOS os indivíduos, consumidores e organizações:

  • A segurança em IoT continuará a ser a principal preocupação neste ano. Continuaremos a ver hackers em busca de vulnerabilidades em dispositivos em diferentes setores. Itens como objetos vestíveis ligados à rede ou máquinas inteligentes de café irão atrair cada vez mais o interesse dos hackers em função da atenção limitada dada à segurança durante os ciclos de desenvolvimento.
  • Novas tecnologias de autenticação – como escaneamento biométrico, reconhecimento facial via ‘selfie’ ou autenticação através do próprio dispositivo – começarão a substituir senhas de acesso a conteúdos digitais ou edifícios.
  • Ataques em infra-estruturas críticas podem ficar ainda mais comuns. Os hackers tentarão afetar o fornecimento de energia, água, entre outros, como forma de protesto ou para obter ganhos financeiros.
  • Novos apelos serão feitos por mais apoio governamental para a cibersegurança. Em particular, os formuladores de políticas públicas estarão focados na proteção dos sistemas federais de TI, no avanço da implantação de tecnologias cibernéticas mais resistentes e no papel de uma política preventiva e de defesa ativa nos Estados Unidos. Surgirão também pedidos para o desenvolvimento contínuo de padrões e diretrizes da indústria e, possivelmente, programas de certificação para dispositivos IoT que estão se transformando rapidamente em um novo campo de batalha.

O tema da segurança percorreu um longo caminho em 2016 e continuará a evoluir em 2017. Na AT&T, estamos promovendo avanços nas nossas soluções e tecnologias para enfrentar os ciberataques e ajudar a equipar as empresas a seguir na mesma direção.

Jason Porter, vice-presidente, soluções de segurança, AT&T.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile