Publicidade
Início Notícias Negócios Banco Votorantim investe em fintech de inteligência artificial para antecipação de...

Banco Votorantim investe em fintech de inteligência artificial para antecipação de recebíveis

0
Publicidade

Em mais um movimento estratégico de transformação digital, o Banco Votorantim, junto com Monashees e Mindset Ventures, anunciam uma rodada de investimento de 6 milhões de dólares na WEEL, plataforma online de antecipação de recebíveis. Fundada em 2014, a WEEL inovou o segmento com um modelo de análise de risco baseado em Inteligência Artificial aplicada sobre grandes massas de dados (Big Data), em substituição aos modelos tradicionais de análise que dependem da consulta aos cadastros negativos de solicitantes.

O investimento foi feito após identificação de diversas frentes de sinergia entre as duas companhias. Pelo acordo, o Banco Votorantim entra com funding e sua sólida estrutura de capital, e a WEEL com a inteligência de dados e um sofisticado modelo de análise que proporciona a empresas acesso a capital de giro a custo mais baixo em uma operação convencional e com baixo risco de inadimplência.

A parceria permitirá ao Banco Votorantim otimizar limites de crédito utilizando a antecipação de recebíveis através de um novo canal de distribuição, aumentando assim o seu potencial de atuação no segmento de pequenas e médias empresas. Outro benefício será a substituição pelo Banco de seu sistema de checagem e monitoramento de duplicatas, passando a adotar a plataforma da WEEL para a melhoria de performance e escalabilidade.

A WEEL foi fundada em 2014 pelos brasileiros radicados em Israel Simcha Neumark e Shmuel Kalmus, em sociedade como o norte-americano radicado em Israel Russell Weiss, os quais prosseguem na liderança da operação. O segredo do seu sucesso está em aplicar a inovação tecnológica para fornecer capital de giro acessível para os pequenos e médios negócios, suprindo uma reconhecida deficiência do sistema financeiro nacional, que oferece poucas opções de empréstimo rápido e sem exigências de garantia patrimonial.

Através de sua plataforma digital, a WEEL permite que, em poucos minutos e com uma navegação intuitiva, o interessado simule a operação de antecipação do recebível, verifique suas taxas – tudo de forma automática e gratuita – e obtenha a aprovação sem a burocracia e o estresse característicos do relacionamento com outras instituições de fomento comercial.

A fintech emprega tecnologia analítica aplicada ao ambiente de Big Data – com 15 mil pontos simultâneos de consulta – e conta com algoritmos exaustivamente testados para a valoração dos ativos, o que permite registrar uma taxa média de inadimplência inferior a 1% sobre o valor de face das faturas resgatadas. Esta é uma marca histórica no Brasil, cuja média de inadimplência no setor varia de 4% a 5%.

De acordo com Simcha Neumark, da WEEL, a nova retaguarda oferecida pelo Banco Votorantim acelerará ainda mais as taxas de crescimento da empresa – atualmente na média de 31% mês a mês – e propiciará a ampliação de investimentos na área de ciência de dados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile