Dell, AlefEdge e Tech Mahindra anunciam oferta de infraestrutura de computação de borda para impulsionar o 5G

1
182

A Dell Technologies firma parceria com AlefEdge e Tech Mahindra para oferecer uma solução inédita de infraestrutura completa de computação de borda (MEC – mobile edge computing) como serviço para operadoras de telecom. A oferta parte da modernização da infraestrutura de redes e de TI das operadoras aliada à evolução da computação em nuvem. Segundo as empresas, a solução atende à crescente demanda de tráfego e processamento, que norteiam a implementação das redes 5G, com menor latência, mais autonomia e capacidade, melhor custo-benefício e segurança.

De acordo com a IDC, a implementação da quinta geração de telefonia móvel trará um aumento de 40% no tráfego das redes de dados das operadoras. Os principais casos de uso deste tipo de tecnologia estão relacionados com aplicações avançadas como: Video Analytics, Gaming, Realidade Aumentada, CDN (Content Delivery Networks), entre outros.

Com a nova solução de infraestrutura MEC oferecida como serviço pela Dell Technologies, AlefEdge e Tech Mahindra, as operadoras poderão implementar os ambientes de cloud computing dentro da infraestrutura das redes móveis, sem exigir modificações em sistemas existentes, provendo ambientes multicloud de forma convergente e agnóstica. Assim, as operadoras podem oferecer melhor experiência para seus usuários e lançar produtos, trazendo novas receitas ao mesmo tempo em que otimizam a capacidade e os custos de rede.

A solução pode ser contratada no modelo Flex on Demand, com opção de pagamento pelo uso, o que garante flexibilidade para consumo das soluções de TI. Dessa forma, as operadoras poderão expandir o consumo dos recursos sem a necessidade da troca do equipamento, pagando apenas pela utilização efetiva e contando com o suporte e o atendimento de nível mundial da Dell Technologies, reconhecidos pela agilidade e excelência.

Com um portfólio completo de infraestrutura de TI habilitadas para o processamento na borda, a Dell Technologies proporciona a capacidade computacional necessária para o cenário de crescimento exponencial de tráfego. Os servidores Dell PowerEdge contam com características especificas para as demandas de edge computing que permitem operar em condições adversas de espaço físico, temperatura, poeira, etc., podendo ser instalados em localidades fora do Data Center tradicional. Recursos de última geração, tais como como aceleradores de hardware, permitem o tratamento dos dados na ponta e uma estrutura digital escalável, segura e ágil, o que é essencial para absorver a demanda de consumo de dados móveis.

A AlefEdge vem trabalhando com o ecossistema mundial da Edge Internet, habilitando ambientes em nuvem implementados na borda, inclusive nos próprios locais onde estão as torres de telecomunicações, sem requerer atualizações em redes existentes, sejam elas 3G ou 4G, de forma 100% aderente ao 5G.

Segundo as empresas, com a solução, as operadoras de telecom podem rapidamente integrar um ambiente de mobile edge computing ao seu portfólio de tecnologias, rumo a aplicações de baixa latência típicas do 5G, tais como realidade aumentada e inteligência artificial no edge (Edge AI).

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário