Publicidade
Início Blogueria Exportação de tecnologia brasileira é uma das 8 tendências para e-commerce em...

Exportação de tecnologia brasileira é uma das 8 tendências para e-commerce em 2021

0
Publicidade

Respiro e-commerce todas as horas e chego à conclusão de que, mais do que um ano de recordes nesse setor, 2020 foi tempo de repensar canais – e isso vai se refletir nos próximos passos do varejo. Em 2021, o e-commerce precisará ainda mais estar integrado a outros canais dentro da estratégia corporativa. A quarentena inaugurou uma era de procura por novas formas de venda, nacionalmente e também direcionada ao exterior. O fim da pandemia manterá essa busca, dando às empresas liberdade muito maior para alternar digital, físico e híbrido. O consumidor que experimenta a marca em múltiplos canais aumenta tíquete médio, retorna mais vezes e recomenda um produto com mais frequência.

A primeira tendência do e-commerce para 2021, portanto, é que nem só de e-commerce será feito o futuro. A segunda é que os gringos estão contratando brasileiros para lançar novas tecnologias relacionadas ao e-commerce e isso tende a crescer, entre outras tendências que compartilho a seguir:

1 – Desapegar do canal, oferecer possibilidades

Quem escolhe o canal é o cliente, não o presidente da empresa, o diretor de marketing ou logística. O cliente escolhe se quer comprar via aplicativo da marca ou aplicativo de delivery, marketplace, loja, site, Whatsapp, redes sociais, quiosques, etc.

2 – Um país além da soja: exportador de tecnologia

Em setembro, a multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce VTEX alcançou a marca de US$ 1,7 bilhão em valor de mercado, com mais de 3 mil clientes e negócios em 42 países. O case do novo unicórnio mostra o potencial do Brasil para fornecer tecnologia de ponta. A própria alta do dólar torna o mercado brasileiro mais atraente, mas o empresário também precisa ampliar sua visão local. Estamos na vitrine, o que deve trazer desafios interessantes para os players nacionais.

3 – Cross border: empresas brasileiras serão empoderadas para vender lá fora

Com o caminho aberto para startups brasileiras de tecnologia no exterior, o movimento favorece o varejo no país. Já existem sistemas prontos e outros em criação que ajudam marcas nacionais a aproveitarem o potencial de consumo em diferentes países, facilitando a estratégia cross border como jamais visto no Brasil.

4 – E-commerce será visto como diferencial competitivo

O e-commerce já foi visto como uma opção de comprar sem sair de casa. Hoje é muito mais. Ao automatizar e agilizar processos complexos, é essencial para manter uma empresa competitiva em controles, logística, prazos… Em 2021, fará ainda mais diferença na velocidade das vendas e no relacionamento com clientes e fornecedores.

5 – A visão do especialista terá maior valor e complexidade

Com mais empresas buscando o e-commerce, esses canais serão aperfeiçoados e se tornarão mais complexos. Muitas empresas que já contam com executivos focados nessa área tenderão a buscar a consultoria de especialistas em vendas online para superar a concorrência e seus próprios limites. 2020 foi o ano das vendas online. 2021 será o ano para se descolar do óbvio no setor.

6 – Precisaremos falar para consumidores com diferentes níveis de experiência

Muitos consumidores fizeram seu primeiro pedido de delivery de comida, assistiram à primeira live ou realizaram a primeira compra online em 2020. As plataformas precisam ser atraentes e intuitivas, para conversar com consumidores em diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia.

7 – Ser líder no mundo offline não significará ser líder no online

Claro que ajuda muito, mas se não houver logo um esforço para melhorar a experiência digital, é bem possível que a marca perca espaço e vendas em 2021.

8 – Live commerce e outras tecnologia

Lembra os programas de venda na TV? A tendência é que assumam uma nova roupagem, com o live commerce e suas transmissões ao vivo, superinterativas, reunindo dados e impulsionando performance, como acontece na China. No Brasil, vem chegando aos poucos. Uma marca de chocolates pioneira na modalidade registrou aumento de 120% no faturamento do e-commerce com o novo canal. A lista de novas tecnologias e possibilidades é grande.

Hugo Alvarenga, sócio-fundador da b8one, laboratório de soluções digitais especializado em e-commerce.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile