Publicidade
Início Gestão Cloud Estudo revela que adoção multicloud saltará para 64% nos próximos três anos

Estudo revela que adoção multicloud saltará para 64% nos próximos três anos

0
Publicidade

A Nutanix anunciou as conclusões de sua quarta edição da pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI) global, que mede o progresso empresarial referente a adoção da nuvem. A pesquisa mostrou que o multicloud é o modelo de implantação mais utilizado atualmente e a adoção saltará para 64% nos próximos três anos. Mas a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio para as empresas, com 87% concordando que o sucesso da multicloud requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de nuvens. Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que um modelo híbrido multicloud é o ideal.  

“Embora as empresas estejam visualizando e usando a TI de forma mais estratégica do que nunca, a complexidade da multicloud está criando desafios que impedem o sucesso da nuvem”, disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. “Resolver essas complexidades está dando lugar a um novo modelo multicloud híbrido que torna a nuvem um modelo operacional em vez de um destino.”  

Este ano, os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre seus atuais desafios na nuvem, como eles estão executando aplicações comerciais agora e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram questionados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI e como a estratégia e as prioridades de TI podem mudar por causa disso.  

As principais conclusões do relatório deste ano incluem: 

  • Os principais desafios de multicloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na borda da nuvem. Embora multicloud seja o modelo operacional mais usado e o único com expectativa de crescimento, a maioria das empresas está lutando com a realidade de operar em várias nuvens, privadas e públicas. Essa realidade não está desaparecendo, e cada vez mais líderes de TI percebem que não existe uma abordagem única para a nuvem, tornando multicloud híbrida (modelo operacional de TI com várias nuvens privadas e públicas com interoperabilidade entre elas) o ideal de acordo com a maioria dos respondentes.
  • A pandemia mudou a forma como quase todas as organizações operam, e multicloud oferece suporte a essa nova maneira de trabalhar. Bem mais da metade dos entrevistados (61%) dizem que estão focados em oferecer configurações de trabalho mais flexíveis por causa da pandemia. A maioria das organizações relata que, embora suas forças de trabalho remotas possam diminuir ou crescer, este modelo chegou para ficar. A multicloud oferece o ambiente de TI mais ágil para oferecer suporte a essa flexibilidade, distribuindo dados para diversas geolocalizações para acesso do usuário e continuidade dos negócios.
  • A mobilidade da aplicação é o mais importante. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os últimos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o motivo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%).
  • As empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a continuidade dos negócios (35%). Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação da multicloud. 

Pelo quarto ano consecutivo, a Vanson Bourne realizou pesquisas em nome da Nutanix, pesquisando 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo em agosto e setembro de 2021. A base de respostas abrangeu várias indústrias e portes de empresas no Brasil e nas seguintes regiões: Américas; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico (APJ).  

Para saber mais sobre o relatório clique aqui. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile