Um Telecom implanta usina solar que abastecerá suas atividades com energia limpa

1

A Um Telecom, empresa pernambucana de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI, anunciou a instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 1,215 milhão de Megawatt-hora/ano. A estrutura representa um investimento de R$5 milhões e inicia produção ainda no primeiro semestre de 2022, atendendo a 80% da demanda de energia da companhia.  

Com o empreendimento, a Um Telecom irá evitar a emissão de 125 toneladas de carbono anualmente – montante cuja neutralização demandaria 15 mil árvores."A Um Telecom está comprometida com as melhores práticas de ESG e a usina solar é mais um reflexo deste nosso engajamento. Estamos orgulhosos em fornecer as melhores soluções de conectividade por meio de energia limpa", avalia o diretor adjunto de Controladoria da Um Telecom, Adilson Gadelha. 

O parque solar está localizado no município de São Caetano (PE) e ocupa 10 mil metros quadrados, com estrutura para dobrar sua capacidade de acordo com o desenvolvimento de novos negócios da Um Telecom – como um novo datacenter, que já é verde desde sua concepção, pois será abastecido pela usina.Além dos benefícios ambientais, a usina fotovoltaica representa outras vantagens, como a garantia de abastecimento a preço conhecido e sem alterações tarifárias bruscas. 

"O investimento foi orientado pela sustentabilidade e preocupação com energia limpa e renovável. Mas a autoprodução de energia também proporciona previsibilidade de custos, o que poderá colaborar com o melhor planejamento e otimização de nossas operações", pondera Adilson Gadelha. O parque fotovoltaico da Um Telecom é instalado pela empresa especializada em energia solar Insole. 

Um Telecom: conectada com ESG 

A usina solar reflete o compromisso da Um Telecom com a responsabilidade socioambiental. "A tecnologia é uma grande aliada para práticas de ESG na medida em que reduz deslocamentos e oferece as bases para práticas de governança auditáveis e transparentes, por exemplo. Mas é um setor que consome muita energia, e utilizar fontes renováveis é um passo importante para a sustentabilidade do mercado", analisa Adilson Gadelha. 

O uso de energia limpa se soma a outras iniciativas ambientais da Um Telecom, que há muito tempo adota outras práticas como o banimento de uso de descartáveis nos escritórios, reciclagem e reuso de insumos e a redução máxima de detritos.A empresa também atua em iniciativas sociais.  

No projeto Pilar Conectado, lançado em julho de 2020, a Um Telecom fornece internet wi-fi gratuita para moradores da Comunidade do Pilar, no Recife Antigo. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia de covid-19, oferecendo condições para que os moradores da região possam trabalhar e estudar em meio ao distanciamento social. 

Outras medidas foram adotadas pela Um Telecom para amenizar os impactos da pandemia. A empresa fornece soluções de conectividade a hospitais de campanha e Unidades de Saúde da Família. A companhia também fez upgrade na banda aos clientes e parceiros, para que pudessem suportar o aumento na demanda provocado pelo trabalho remoto. Além disso, a Um Telecom forneceu gratuitamente conectividade para lives de músicos que ficaram impossibilitados de trabalhar durante o período mais agudo de isolamento social.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.