Publicidade
Início Notícias Índia agora busca operadoras para acessar informações do BlackBerry

Índia agora busca operadoras para acessar informações do BlackBerry

0
Publicidade

O governo indiano desistiu de cobrar da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, formas de acessar e-mails trocados entre aparelhos BlackBerry usados por empresas. Segundo reportagem do The Wall Street Journal da quinta-feira, 17, o Ministério do Interior da Índia agora vai cobrar medidas das operadoras de telecomunicações do país para fiscalizar as comunicações feitas por meio do smartphone.
A Índia já busca meios de acessar as informações trocadas por BlackBerry no país desde o ano passado. Para o governo do país, o sistema de armazenamento das mensagens nos servidores da RIM, que as criptografa e não permite o acesso de terceiros, pode acobertar a ação de grupos terroristas e criminosos.
Durante o segundo semestre do ano passado, a RIM e o governo indiano fizeram algumas reuniões para tentar atender as exigências do Ministério do Interior sem prejudicar a privacidade dos consumidores. No entanto, a conversa mudou de tom quando o governo exigiu, também, acesso às mensagens trocadas por clientes corporativos. A fabricante do BlackBerry logo avisou que não tinha como permitir tal fiscalização, já que a “chave” da criptografia dos clientes empresariais ficava com as próprias empresas e com as operadoras de telecom (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).
Ao The Wall Street Journal, uma pessoa ligada ao Ministério do Interior da Índia que não quis se identificar declarou que não há nenhum acordo formal com a RIM para o fornecimento desses dados criptografados. No entanto, a fonte confirmou que as operadoras já foram procuradas e discussões já começaram.
Pelo acordo da concessão de serviços de telecom na Índia, todas as operadoras são obrigadas a permitir o acesso do governo a determinados tipos de informação, caso solicitadas. O BlackBerry, no país, acessa a internet pelas redes da Bharti Airtel, Reliance Communications, Idea Cellular, Mahanagar Telephone Nigam, Tata Teleservices, Bharat Sanchar Nigam e Vodafone Essar.
Nenhuma das empresas envolvidas no assunto quis comentar as informações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile