Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Debate sobre marco civil da internet é adiado para próxima semana

Debate sobre marco civil da internet é adiado para próxima semana

0
Publicidade

O debate sobre o projeto que cria o marco civil da internet (PL 2.126/11), programado para ocorrer nesta terça-feira, 18, não deve sequer ser retomado como previam alguns parlamentares. O texto que tramita em regime de urgência a pedido do governo, está trancando a pauta de votações da Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado.

A última versão do projeto foi lida na última quinta-feira, 12, pelo relator da proposta, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que voltou a se reunir com representantes de algumas bancadas para esclarecer pontos da proposta e tentar minimizar os impasses.

Mesmo com o esforço concentrado e o tom de otimismo de declarações feitas pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que chegou a afirmar que a votação ocorreria esta semana de qualquer forma, outras prioridades retardaram ainda mais a conclusão do projeto.

Alves recuou hoje e explicou que, desta vez, o debate ficará para depois em função da sessão do Congresso para apreciação de vetos presidenciais, marcada para as 19h, e o debate sobre a composição das comissões permanentes da Câmara que deve ser a prioridade dos líderes partidários durante o dia de hoje. Segundo ele, a votação do projeto pode começar amanhã, “mas se a discussão [sobre o marco civil] for muito acalorada pode ser que [a votação] fique para terça-feira [25] que vem”, afirmou.

A dificuldade em fazer a proposta avançar esbarra em, pelo menos, dois pontos. O primeiro deles é o que trata o princípio da neutralidade da rede, ou seja, os provedores de conexão não podem restringir acesso a conteúdos privilegiando alguns acessos em detrimento de outros. Outra polêmica é sobre a obrigatoriedade para que os provedores de conexão mantenham data centers instalados no país, como forma de garantir alguma segurança aos dados de brasileiros. As informações são da Agência Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile