Publicidade
Início Blogueria Tudo sobre infecções transmitidas em redes sociais

Tudo sobre infecções transmitidas em redes sociais

0
Publicidade

Se você só utiliza redes sociais para acompanhar a atividade de seus amigos, de familiares e de celebridades, então sua experiência é provavelmente bastante segura, pelo menos no que diz respeito ao seu computador. Mas saiba que você faz parte de uma minoria. A mídia social tem evoluído do compartilhamento de detalhes sobre a vida de cada um a algo que é muito mais perigoso: o compartilhamento de links. Compartilhar links e o clique subsequente para abrir esses sites mudou a paisagem da internet. Agora, malwares podem ser transmitidos de forma mais eficaz por meio da mídia social que por email. Por conta disso, é importante saber o que essas infecções podem fazer e como você pode evitá-las.

Mídias sociais são construídas com base na confiança. A lista de amigos é composta de pessoas e o usuário confia informações pessoais, como o lugar você está, o que está fazendo, quem está com você etc. A confiança em seus contatos leva o usuário a confiar também nos links que eles postam, sendo que você pode até clicar nestes links sem nunca ter levado nada disso em consideração. Este cenário dá a oportunidade de ameaças infectarem você ao conferir o vídeo compartilhado por um grande amigo.

Como funciona

Há uma série de truques utilizados por hackers para infiltrar malwares em seu computador. Alguns deles incluem:

• Enviar mensagens sobre temas populares, como celebridades ou notícias recentes, a fim de obter mais visualizações.

• Adicionar extensões maliciosas no seu navegador que pode roubar suas contas de mídia social.

• Fazer downloads parecerem provenientes de fontes legítimas, como atualizações falsas para o Flash.

• Desativar o antivírus do seu computador e enviar o usuário para sites comprometidos.

• Disfarçar softwares maliciosos como softwares legítimos e publicá-los em mídias sociais como oferta especial (também conhecida como Adware).

Como remediar

Tome cuidado. Se você encontrar um anúncio online que pareça bom demais para ser verdade, provavelmente você estará certo.

Ter senhas seguras vai além das precauções normais de letras misturadas, números e caracteres especiais. O mais importante é ter senhas únicas para cada uma de suas contas. Desta forma, ter uma conta violada não faz com que todas as outras fiquem vulneráveis. Também é importante não usar senhas que possam ser fáceis de adivinhar, como o genérico “123456” ou “password”, ou datas de nascimento (que muitas vezes podem ser encontradas online).

Se você acabou de chegar em casa e viu que a sua conta no Twitter está enviando spam em uma língua estrangeira, ou você se identificar quaisquer outros sinais de uma infecção transmitida por redes sociais, siga imediatamente os seguintes passos:

–  Alterar a senha da conta afetada para uma que seja mais segura, mais importante e que seja única. Faça o mesmo para todas as outras contas que possuem essa mesma senha.

–  Acesse a página de aplicativos da rede social logada à sua conta e elimine privilégios de acesso de todos os aplicativos que você não reconhece.

–  Rode o rastreador de vírus e malware em seu computador.

–  Alerte amigos sobre o comprometimento da sua conta e que aconselhe a terem cuidado com mensagens estranhas que eles receberem de você.

Infecções transmitidas por mídias sociais estão ficando mais sofisticadas a cada dia. Como consequência, é quase impossível estar 100% protegido, a menos que você considere a abstinência completa da internet uma solução viável. No entanto, se você praticar uma navegação segura e usar o bom senso, suas chances de ser infectado por um malware de mídias sociais podem reduzir significativamente (e você pode voltar a assistir seus vídeos em paz).

Leandro Werder, engenheiro de sistemas da Fortinet

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile