Abinee aponta que mercado eletroeletrônico pode ter queda de 6% em 2016

0

Os negócios das empresas do setor eletroeletrônico continuaram desfavoráveis no mês de janeiro de 2016, mantendo a tendência apontada em todo o ano passado. Segundo Sondagem realizada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), as vendas e encomendas recuaram para mais da metade dos entrevistados na comparação com janeiro do ano passado e em relação ao mês imediatamente anterior (52% e 51%, respectivamente). Também foi alto o percentual de empresas que tiveram negócios abaixo do esperado: 54%.

Para o ano de 2016, o resultado indicou otimismo: 49% das empresas estimam crescimento e 21%, redução nos negócios. Segundo o presidente da Abinee, esta tendência foi observada nos últimos dois anos, quando as projeções realizadas pelas empresas do setor no início do ano eram otimistas, e foram piorando no decorrer dos meses.

Em 2015, o saldo positivo de respostas inverteu-se no segundo semestre, passando a apresentar resultado negativo que permaneceu até o final do ano. "Com a perspectiva de retração do PIB, de 3,8% para este ano, a tendência para o faturamento do setor eletroeletrônico para 2016 também é de queda real de 6%", conclui Barbato.

O levantamento apontou ainda a continuidade da tendência de desemprego, com 41% das respostas indicando queda no nível de emprego, enquanto que apenas 7% das empresas apontaram crescimento. Foi verificado aumento nos estoques tanto de insumos e matérias-primas, como de produtos acabados.

"Com este resultado, a produção de bens elétricos e eletrônicos também deverá recuar em janeiro frente ao igual mês do ano passado", afirma o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

Para o mês de fevereiro, 41% das empresas esperam crescimento nas vendas em relação a fevereiro de 2015, enquanto que 38% das entrevistadas estimam que haverá queda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.