Google anuncia fim do programa Station

0

Após quase quatro anos fornecendo acesso gratuito à Internet para pessoas em países em desenvolvimento, o Google planeja encerrar seu programa Station. A iniciativa viu o gigante das buscas oferecer Wi-Fi público gratuito em 400 estações ferroviárias na Índia e em mais de 5.000 outros lugares ao redor do mundo, incluindo Brasil, África do Sul, México, Tailândia e Vietnã. As notícias do desligamento começaram a ser filtradas na semana passada, mas o Google confirmou oficialmente as notícias na segunda-feira,18.

Em comunicado, a empresa explicou que está encerrando o programa por dificuldade de conseguir escala. Cada um dos parceiros com os quais o Google trabalhou para fornecer WiFi público tinha diferentes necessidades técnicas e de infraestrutura. A Google tentou monetizar o serviço exibindo anúncios para as pessoas como parte do processo de login. Também disse que o aumento da disponibilidade de dados baratos de LTE, principalmente na Índia, mostrou que o programa não era tão necessário quanto antes.

Em 2018, o Google disse que o Station tinha 8 milhões de usuários ativos mensais na Índia, com pessoas que estavam usando o serviço consumindo uma média de 350 MB por sessão na época. No Brasil, a decisão afeta projetos que preveem a oferta de conectividade em espaços públicos, como praças, parques, trens e metrô.

A Google informou em sua postagem que o programa será interrompido de forma gradual ao longo de 2020 e que está trabalhando com os parceiros brasileiros em um plano de transição do serviço, além de se comprometer a manter o suporte a eles e aos usuários até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.