Google anuncia fim do programa Station

0
0

Após quase quatro anos fornecendo acesso gratuito à Internet para pessoas em países em desenvolvimento, o Google planeja encerrar seu programa Station. A iniciativa viu o gigante das buscas oferecer Wi-Fi público gratuito em 400 estações ferroviárias na Índia e em mais de 5.000 outros lugares ao redor do mundo, incluindo Brasil, África do Sul, México, Tailândia e Vietnã. As notícias do desligamento começaram a ser filtradas na semana passada, mas o Google confirmou oficialmente as notícias na segunda-feira,18.

Em comunicado, a empresa explicou que está encerrando o programa por dificuldade de conseguir escala. Cada um dos parceiros com os quais o Google trabalhou para fornecer WiFi público tinha diferentes necessidades técnicas e de infraestrutura. A Google tentou monetizar o serviço exibindo anúncios para as pessoas como parte do processo de login. Também disse que o aumento da disponibilidade de dados baratos de LTE, principalmente na Índia, mostrou que o programa não era tão necessário quanto antes.

Em 2018, o Google disse que o Station tinha 8 milhões de usuários ativos mensais na Índia, com pessoas que estavam usando o serviço consumindo uma média de 350 MB por sessão na época. No Brasil, a decisão afeta projetos que preveem a oferta de conectividade em espaços públicos, como praças, parques, trens e metrô.

A Google informou em sua postagem que o programa será interrompido de forma gradual ao longo de 2020 e que está trabalhando com os parceiros brasileiros em um plano de transição do serviço, além de se comprometer a manter o suporte a eles e aos usuários até o fim do ano.

Deixe seu comentário