B2W Marketplace anuncia novas parcerias e amplia presença em diversos segmentos

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A B2W Marketplace – plataforma que reúne os sites Americanas, Submarino e Shoptime, além da venda corporativa pelo Americanas Empresas – inicia o ano com uma série de novas parcerias, focadas na estratégia de oferecer aos clientes tudo, a toda hora e em qualquer lugar. Marcas como Eudora, Duracell, Panasonic, HP, Bombril e Suzano passam a disponibilizar seus produtos na plataforma, ampliando o sortimento dos sites e tornando a experiência de compra dos clientes ainda mais completa. A B2W Marketplace reúne hoje 86,7 mil lojistas parceiros.

"Com as novas parcerias, passamos a oferecer aos nossos clientes, que são o foco do negócio, produtos de marcas consolidadas no mercado. Investimos no crescimento da nossa operação de marketplace para que as pessoas encontrem nos sites e apps tudo o que desejam ou precisam, com a maior comodidade e da melhor experiência de compra", conta Jean Lessa, diretor de Tecnologia e Marketplace da B2W Digital. "Nos últimos três anos, avançamos com um modelo híbrido de plataforma digital, que combina venda direta, marketplace e serviços. Já investimos mais de 1,2 bilhão de reais em tecnologia e logística ao longo desse período e, mesmo antes do cenário da_ pandemia, já estávamos preparados para atender às necessidades do momento e nos adaptar aos novos hábitos de consumo", complementa.

Seguindo a estratégia de aceleração da operação O2O (Online to Offline), a B2W firmou importantes parcerias ao longo de 2020, que possibilitaram aos clientes terem acesso aos produtos que estavam acostumados a adquirir em lojas físicas, sem sair de casa.

Focando na oferta de itens de necessidade básica, a B2W fechou um acordo com a BR Distribuidora, que passou a vender os itens de sua rede de conveniência – BR Mania – na companhia. Para vendas nas plataformas de varejo alimentar Supermercado Now e Americanas Mercado, a companhia também firmou uma parceria com o Grupo BIG (bandeiras Big, Bom Preço, Nacional, Mercadorama, Todo Dia, Sam's Club e MaxxiAtacado). Além disso, realizou um acordo com as administradoras dos shopping centers Ancar Ivanhoe e BR Malls, disponibilizando todo o sortimento dos shoppings – produtos de 7.900 lojas em 42 shoppings centers de todo o país – nos sites e app da Americanas.

Prontidão, facilidades e comodidade

Explorando o cenário do varejo brasileiro, que ainda conta com muitos lojistas que atuam apenas no mundo físico, a B2W vem atraindo cada vez mais parceiros para sua plataforma de marketplace. Só em 2020, a companhia conectou mais de 40 mil novos lojistas. O sortimento dos sites da B2W cresceu três vezes em comparação ao ano de 2019 e a quantidade de categorias aumentou cinco vezes, também comparadas com 2019. Esse crescimento reflete também na participação do marketplace no GMV da companhia: no final de 2015, quando a B2W iniciou sua operação de marketplace, ele representava 9,6% do GMV total e no terceiro trimestre de 2020, esse número saltou para 60,5%. A B2W pretende alcançar 100 milhões de itens em seu sortimento e 150 mil lojistas conectados na plataforma da B2W Marketplace. Com isso, a companhia prevê continuar gerando caixa e mais que dobrar de tamanho até 2023.

"Entendemos que o caminho para o crescimento do marketplace é atrair lojistas de todos os tamanhos. Sabemos da importância de ter grandes parceiros, já consolidados, vendendo nos nossos sites e apps, mas também reconhecemos nosso potencial de ajudar pequenos e microempreendedores a começarem a vender online", explica Lessa. "Nossa plataforma oferece uma estrutura pronta e grande visibilidade, além de diversos serviços que auxiliam na operação dos pequenos lojistas", complementa.

Suporte e capacitação para lojistas parceiros

A Universidade B2W Marketplace treinou mais de 3,9 mil lojistas no terceiro trimestre de 2020 e a capacitação dos parceiros segue como prioridade em 2021. Atualmente, são oferecidos mais de 300 cursos gratuitos para lojistas nacionais e internacionais, com os mais variados temas que englobam vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo, tecnologia, operação e logística. São diversos formatos de conteúdo, com videoaulas, áudio treinamentos e webinars ao vivo, além de ferramentas para ajudar desde o pequeno e médio empreendedor, que nunca vendeu online até quem já é experiente no mercado e quer alavancar suas vendas.

Frete e comissões

A partir de fevereiro, as regras de comissão e frete para os lojistas da B2W Marketplace ficaram ainda melhores, com o objetivo de levar mais previsibilidade na operação dos parceiros. A comissão, que antes era cobrada sobre o valor do item mais o valor do frete, passou a ser cobrada apenas sobre o valor do item, mais uma taxa fixa de R? 5,00. Além disso, os pedidos com valor acima de R?100,00 agora têm frete grátis quando expedidos das regiões Sul e Sudeste. Nas modalidades B2W Entrega e B2W Fulfillment, em que estoque, entrega e pós-venda são operados pela plataforma da B2W, a comissão de pedidos cancelados pelo cliente dentro do prazo de expedição, não será mais cobrada.

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