Publicidade
Início Blogueria Cybersecurity: 80 anos depois, o que podemos aprender com o fracasso da...

Cybersecurity: 80 anos depois, o que podemos aprender com o fracasso da Linha Maginot na 2ª Guerra Mundial?

0
Publicidade

Após o término da 1º Guerra Mundial alguns países tomaram medidas protetivas para evitar novos conflitos e planejaram reforços em suas linhas de defesa. Um dos casos mais mal sucedidos talvez tenha sido o da Linha Maginot.

Batizada assim por causa do ministro da Defesa André Maginot, veterano mutilado na 1ª Guerra, o início de sua construção deu-se em 1929. Em 1936, estava praticamente terminada, estendendo-se por 200 km desde a fronteira da Suíça até a floresta de Ardenas, na Bélgica.

Era uma estrutura magnífica, com 108 grandes fortes subterrâneos que guardavam a linha de 15 em 15 km, 410 casamatas para infantaria, 152 torres móveis e 1.536 cúpulas fixas e 339 peças de artilharia. Tudo estava interligado por 100 km de galerias subterrâneas. Entretanto, certas partes não haviam recebido o equipamento que lhes era destinado no momento da declaração da guerra.

Pensando nos ataques com gás da 1ª Guerra, os fortes possuíam um sistema de ventilação que expelia o ar do forte em caso de um ataque deste tipo. O sistema ainda limpava o ar da fumaça dos canhões e do cheiro das máquinas a diesel. O ar era renovado com filtros de ar, com o tamanho das atuais máquinas de lavar louça.

O segmento Longuyon-Lauterbourg era particularmente reforçado, com edificações equipadas de artilharia pesada, enquanto as defesas do Reno e a oeste de Longuyon eram menos fortes. Certas partes não haviam recebido o equipamento que lhes era destinado no momento da declaração da guerra.

E ainda existem muitos fatos interessantes e grandiosos sobre essa fantástica obra de engenharia militar. Mas que paralelos temos com Cybersecurity e como aprendemos com isso?

Convido-os a pensar sobre quantas Linhas Maginot temos em nossa estrutura. Ferramentas de segurança protegendo o perímetro e os endpoints, enquanto as aplicações estão expostas e com diversas vulnerabilidades conhecidas. E os acessos não controlados e configurações vulneráveis? Assim como o exército nazista, os cibercriminosos vão buscar os pontos menos fortificados e é por lá que entrarão, tornando ineficientes todo o alto investimento feito nos pontos mais fortes.

Outro item que chama a atenção: nossos sistemas estão sendo protegidos pensando apenas nas ameaças tradicionais, ou estamos buscando processos e ferramentas que façam a prevenção dos novos ataques? Da mesma forma que a Blitzkrieg foi uma inovação na estratégia militar, no mundo do crime cibernético novas estratégias são inventadas diariamente. Portanto, da mesma maneira que a França se preparou para uma guerra de trincheiras, esquema conhecido da 1ª Guerra Mundial, não basta prevenir-se apenas quanto às ameaças conhecidas. Ao estabelecer uma estratégia de defesa, são necessárias informações de inteligência de maneira rápida e confiável.

Um erro comum em Cybersecurity é olharmos para o nosso ambiente apenas, nossas ferramentas, nossos processos e ficarmos alheios às tendências e ataques que ocorrem globalmente.

E é daí que surge a necessidade de se ter estratégias que deem visibilidade ao ambiente global de ameaças que otimizem os investimentos nos pontos corretos visando não só a prevenção, mas a rápida detecção e resposta aos incidentes de segurança a fim de proteger o negócio.

Fica aqui a reflexão: será que estamos investindo em segurança da informação cometendo o mesmo erro estratégico da Linha Maginot há 80 anos?

Adriano Galbiati, diretor de Operações da Etek NovaRed.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile