Locaweb anuncia aquisições de fintech e plataforma de e-commerce

4

A Locaweb anuncia duas importantes aquisições logo após um bem-sucedido Follow On. A companhia que fez IPO há um ano e boa parte dos recursos foram utilizados em importantes aquisições, acaba de avançar na estratégia de M&A com as seguintes compras:

Credisfera, fintech que oferece soluções de crédito para PME's, e permitirá que a Locaweb passe a oferecer mais esse serviço para os seus clientes de forma simples e integrada:

Dooca, plataforma de e-commerce de fácil uso, moderna, com design avançado e que cresceu mais de 650% em 2020.
Com mais essas aquisições, a companhia busca se consolidar como o mais completo ecossistema de soluções tecnológicas para e-commerces e PME's.

"Há um ano fizemos o IPO, realizamos 6 importantes aquisições e construímos o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce para PME's do Brasil. Estamos animados em anunciar mais duas importantes aquisições, logo após o Follow On, fortalecendo a nossa estratégia de M&A." afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb. "Criamos uma metodologia muito acertada para fazer aquisições e integrá-las, o que foi reconhecido pelo mercado dado o sucesso do nosso Follow On." completa Cirne.

Aquisições

A história da Credisfera começou em 2015, na cidade de São Paulo, quando os sócios enxergaram uma oportunidade de mercado ao unir empresas que precisam de crédito com quem pode oferecer esses recursos. A ideia era relativamente simples, uma vez que quem precisava de dinheiro recorria somente as instituições financeiras tradicionais e quem tinha recursos para serem aplicados, também procuravam as mesmas instituições, que funcionavam como intermediários. Foi daí que surgiu a ideia de facilitar essa conexão entre as pontas, de forma simples, descomplicada e fazendo muito uso da tecnologia para gerar as melhores negociações.

Desde então, a companhia se especializou em atender PME's e já fez importantes parcerias nesse sentido, oferecendo crédito para consultores de Venda Direta de renomadas companhias e vendedores de marketplaces.
Outro diferencial da Credisfera é a vasta experiência que os sócios fundadores têm no mercado de crédito. Eles tiveram importantes passagens por empresas como Itaú, Unicard, Banco Real, Unibanco AIG Seguros, entre outras.

"A Credisfera é uma plataforma extremamente sofisticada de oferta de crédito para PMEs. A estratégia da Locaweb ao adquirir essa Fintech é oferecer uma solução integrada unindo a capacidade tecnológica e inteligência de crédito da Credisfera ao ecossistema de e-commerce da Locaweb." afirma Rafael Chamas, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Locaweb

"A Locaweb possui uma base de mais de 400 mil empresas, muitas que já vendem online e precisam de crédito para evoluírem os seus negócios. Como temos bastante conhecimento e previsibilidade dessa base, teremos condições de oferecer empréstimos com taxas extremamente competitivas, de forma simples e integrada" completa Chamas.

A Dooca, também começou em 2015, na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, quando os fundadores decidiram montar uma agência para criação sites e e-commerces. Percebendo uma latente demanda das pequenas empresas por lojas virtuais, decidiram criar uma plataforma que fosse fácil de usar, com boa experiência do usuário e descomplicada, para facilitar a entrada dessas no mundo digital.

Desde 2019, a Dooca vem consolidando um programa de parceria com agências de publicidade, que junto com outros canais de aquisição, teve um crescimento exponencial de mais 650% em números de clientes e um ARR (Receita Anual Recorrente) de R$ 5 milhões.

"A Dooca construiu uma plataforma extremamente fácil de usar e que permite que pequenas empresas se digitalizem e comecem a vender online rapidamente. Vamos aproveitar todo o potencial do atual ecossistema de e-commerce da Locaweb e agregaremos mais essa solução, oferecendo ao mercado o que há de melhor para quem pensa em vender online." afirma Willians Marques, diretor Geral da Locaweb Commerce, responsável por todas as unidades de soluções para e-commerce da companhia.

"As sinergias incluem a entrada da Dooca no robusto ecossistema de Commerce da Companhia, passando a oferecer para toda a sua base de clientes a solução de pagamentos Yapay, as integrações com mais de 30 marketplaces e Store-in-Store do Ideris, soluções de logística com o Melhor Envio, as APIs de pagamentos recorrentes da Vindi e todo o portfólio de marketing digital com a Social Miner e All In." completa Marques.

Os fatores que motivaram os fundadores dessas duas empresas a venderem as suas operações foram muito parecidos. Ambos enxergam o enorme potencial de sinergia com a base de clientes da Locaweb, um forte alinhamento de cultura e principalmente, a autonomia para seguirem os seus planos e contarem com mais recursos para isso, sejam financeiros ou intelectuais.

"O incentivo a inovação, o cuidado com as empresas adquiridas e o foco no cliente foram fatores fundamentais na hora de escolhermos a Locaweb. A ideia começou como uma possibilidade de parceria estratégica e o match foi tão grande que evoluiu para uma aquisição." Afirma Eduardo Peixoto, cofundador da Credisfera.

"Sabemos que o mercado de e-commerce ainda vai crescer muito nos próximos anos, mas precisávamos do suporte de um grande grupo para continuarmos a nossa jornada. Algumas empresas nos procuraram no último ano, mas escolhemos a Locaweb, que nos deixou extremamente tranquilos e com as expectativas alinhadas para mantermos o desenvolvimento do produto com toda a autonomia. Essa proposta de continuidade e evolução fez toda a diferença na hora de tomarmos a decisão." afirma Dieter Fritsch, cofundador e CEO da Dooca.

Nas transações, a Locaweb adquire 100% das duas companhias, sendo R$ 26.6 milhões pela Credisfera e R$ 26.5 milhões pela Dooca. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnouts, que estarão vinculados ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo.

Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outras aquisições, os sócios fundadores das duas empresas permanecerão nas operações e manterão os times de colaboradores.

Uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, a Locaweb nasceu para ajudar empreendedores e negócios a desenvolverem sua presença online e prosperarem na web. Ao longo dos últimos anos, a empresa realizou importantes aquisições, fortalecendo a atuação em diversos mercados como o de e-commerce, redes sociais, recorrência, marketing cloud, hospedagem, cloud computing, pagamentos e aplicativos mobilem. A Locaweb possui cerca de 2 mil funcionários, quase 400 mil clientes e 20 mil desenvolvedores e agências parceiras. Com 23 anos de atuação, a empresa segue crescendo e inovando por meio de desenvolvimento e aprimoramento interno de produtos bem como de aquisições.

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário para Locaweb adquire duas empresas por R$ 52 milhões; ações disparam – Tudo Notícias Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.