Exército dos EUA cria software para controlar perfis nas redes sociais

0

O Exército americano está desenvolvendo um software de controle e manipulação de redes sociais para fazer propaganda pró-Estados Unidos ao redor do mundo, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian. O programa foi encomendado a uma fabricante da Califórnia, por meio de uma licitação do Comando Central do Exército, o Centcom.
A companhia, cujo nome não foi revelado, foi contratada para fabricar um software capaz de criar "perfis-robô" em sites de relacionamentos que possam ser controlados a partir de uma única conta. Segundo uma pessoa ligada ao Exército informou ao Guardian, o programa vai permitir que cada funcionário controle até dez perfis falsos ao mesmo tempo.
De acordo com o porta-voz do Exército, Comandante Bill Speaks, a tecnologia que está sendo criada vai permitir que o Centcom monitore as mensagens hostis aos EUA publicadas na internet em outras línguas. Ele acrescenta que nenhuma dessas "intervenções" será em inglês, visto que "seria ilegal abordar cidadãos americanos dessa forma".
Quando o software estiver pronto, ele vai apontar para os controladores dos perfis onde o nome dos Estados Unidos é mencionado. A partir daí, o oficial do governo poderá intervir na conversa como se fosse uma pessoa real, e não um funcionário da Casa Branca. A estratégia, segundo o Centcom, é difundir uma boa imagem dos EUA para internautas ao redor do mundo.
O foco do software, segundo o Exército, não é nenhuma rede específica nem sites baseados nos EUA – em inglês ou não. A intenção é apenas responder às mensagens de violência contra o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.