Publicidade
Início Blogueria Como a gestão de projetos pode ajudar na sua carreira?

Como a gestão de projetos pode ajudar na sua carreira?

0
Publicidade

Todos sabemos que o vento muitas vezes não sopra a favor da nossa carreira, ou pior, da manutenção do nosso emprego. Foi-se o tempo em que a previsibilidade do que devíamos ser profissionalmente era fácil de ser entendida.

Hoje, as empresas procuram cada vez mais perfis multifacetados, com habilidades que muitas vezes fogem das matérias que tivemos no nosso ensino acadêmico. Em contrapartida, por conta das exigências em nossos campos de atuação, sentimos uma pressão crescente, que ultrapassa em muito os conhecimentos que adquirimos nos bancos escolares. É neste momento que vem o sentimento de insegurança, em que achamos que nos falta algo para cumprir a nossa missão. E o pior é que falta mesmo.

Tirando fora o núcleo necessário para o bom desempenho da nossa profissão, que está ligado ao nosso preparo técnico específico, no mundo de hoje, outros requisitos se fazem cada vez mais presentes. Quase todos têm relação com a maneira como lidamos com o nosso ambiente, como nos organizamos na sua execução, que foco de qualidade que temos, como nos antecipamos aos riscos, como enxergamos os recursos envolvidos na linha do tempo, o quanto somos aderentes ao orçamento estipulado, entre outras questões tão importantes.

E são as atividades não rotineiras que nos levam aos erros cometidos por falta de preparo de lidar com certas variáveis, ou ainda, por não atuarmos em circunstância que mereciam uma maior atenção.

Baseado nestes fatores é que comecei a recomendar a qualquer profissional, independente de seu campo de atuação, a visualização das áreas de conhecimento praticadas na gestão de projetos. Ao tomar conhecimento de assuntos ligados à qualidade, recursos humanos, escopo, aquisições, integração, comunicação, custo, riscos e tempo, o profissional pode até não resolver todos os seus problemas, mas com certeza eles serão muito menores.

Não digo com isso que esta é a solução para todos os males que afligem os profissionais, que, por sinal, são muitos e diversos, mas adquirir as noções necessárias nestas áreas de conhecimento fará que uma estrutura lógica ganhe força em sua atuação, resultando em atividades mais pensadas e consequentemente mais organizadas.
É tempo de investir na carreira, com foco em sustentabilidade e resultados. Que tal começar pensando nesta proposta?

Pedro Ivanow, sócio-diretor da Euax Gestão de Projetos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile