Publicidade
Início Notícias Comunicações Acordo de cooperação prevê compartilhamento de redes de fibra ótica no DF

Acordo de cooperação prevê compartilhamento de redes de fibra ótica no DF

0
Publicidade

O Ministério do Planejamento assinou nesta terça-feira, 18, um acordo de cooperação com a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP) para o compartilhamento de fibras óticas, dutos e demais acessórios nas redes Infovia Brasília e GigaCandanga. Outro objetivo do acordo é a contratação conjunta de serviços de manutenção para garantir a disponibilidade e continuidade das aplicações e serviços que serão suportados por essas redes.

A secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, explica que a importância desta parceria está na redução expressiva dos gastos. “Não estou falando exclusivamente dos custos de implantação e manutenção de uma rede, mas também das despesas necessárias para a elaboração de um processo licitatório, nas horas gastas por um servidor público para a construção de um edital”, exemplifica a secretária.

A Infovia Brasília é uma infraestrutura de rede ótica metropolitana de comunicações, construída para fornecer, aos órgãos do governo federal situados em Brasília, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e de alta disponibilidade. Atualmente, mais de 90 órgãos utilizam a rede sob a responsabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. “Uma das nossas metas é ampliar a Infovia para termos mais segurança”, completa Loreni.

Já a GigaCandanga é uma rede comunitária de educação e pesquisa. Ela integra instituições de pesquisa e de ensino superior no Distrito Federal. É baseada numa infraestrutura de fibras óticas própria, gerenciada em condomínio pelas instituições participantes. O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, enfatiza a importância deste tipo de parceria. “Vamos dar continuidade a projetos que vão constituir uma logística para a pesquisa, inovação e conseguir transformar o Brasil”, disse.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile