Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Camex reduz Imposto de Importação para mais 26 produtos de TI e...

Camex reduz Imposto de Importação para mais 26 produtos de TI e telecomunicações

0
Publicidade

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução da alíquota do Imposto de Importação para 404 bens de capital (277 novos e 127 renovações) e mais 26 produtos de informática e telecomunicações (sete novos e 19 renovações) até 31 de dezembro de 2015. Os bens de capital terão redução de imposto de 14% para 2% e os bens de informática e telecomunicações, de 16% para 2%.

Esses itens passam a integrar o regime de ex-tarifário, mecanismo de estímulo adotado pelo governo para produtos de informática, telecomunicações e bens de capital não fabricados no território nacional, visando a estimular investimentos produtivos. A redução foi aprovada por meio da publicação de duas resoluções no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 17.

Os 430 produtos beneficiados totalizam investimentos globais e investimentos relativos às importações de US$ 13,21 bilhões e US$ 1,96 bilhão, respectivamente, segundo informações apresentadas pelas empresas que solicitaram a alteração tarifária.

Os principais setores beneficiados em relação aos investimentos globais são os de papel e celulose (15,18%); petróleo (12,33%); higiene e limpeza (11,46%); construção civil (11,15%);  e autopeças (9,79%). Os produtos serão importados principalmente dos Estados Unidos (53,09%); de Israel (16,56); da Alemanha (14,13%); da Itália (3,44%); e da China (3,27%).

Agora, cabe ao Comitê de Análise de Ex-tarifários (Caex),  a verificação da inexistência de produção nacional dos bens pleiteados, bem como a análise de mérito dos pleitos em vista dos objetivos pretendidos e dos investimentos envolvidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile