Presidente da Câmara tentará acordo com ministro e líderes sobre marco civil da internet

0

Apesar de o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ter dito, nesta terça-feira, 18, que o projeto de lei do marco civil da internet (PL 2.126/11) poderá entrar na pauta de discussões do plenário da Câmara dos Deputados para que a matéria siga para votação na ordem do dia de quarta-feira, 19, ele anunciou que vai se reunir pela manhã com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os líderes partidários para tentar chegar a um acordo para a votação do marco civil da internet. Henrique Alves disse que o governo e a os parlamentares estão em busca de entendimento e que a reunião pode ajudar a chegar a ele. Ele espera que se possa chegar a um acordo que seja benéfico para todas as partes.

O deputado Alessandro Molon, relator do projeto, também disse esperar que a discussão do projeto comece amanhã, mas já admite que a votação do texto deva ficar para a semana que vem. "Amanhã se começaria e se encerraria a fase de discussão em plenário, restando para a semana seguinte, se for o caso, apenas a votação do projeto", disse.

O último adiamento foi pedido pelo governo, na esteira dos desentendimentos entre o Planalto e o PMDB, cujo líder, deputado Eduardo Cunha (RJ), declarou que pretende trabalhar para derrubar a proposta. Ontem, nova reunião com integrantes do governo e o deputado para tratar do assunto terminou sem acordo. "Não vejo nenhuma possibilidade de votar isso amanhã [hoje]", disse Cunha ao deixar a reunião.

O líder acenou ainda com a possibilidade de retirar o texto alternativo que apresentou ao projeto. "Nossa intenção hoje é derrotar o projeto, talvez a gente tire [o texto]. Vou conversar com a bancada."

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que também participou da reunião lembrou que nesta terça há ainda uma reunião do Congresso para votar vetos. "[Hoje] é um dia extremamente delicado porque nós temos a sessão do Congresso para apreciar vetos a 12 matérias", disse Ideli reconhecendo que o projeto do marco civil da internet é complexo e pode não haver tempo para votá-lo. A ministra garantiu ainda que a urgência do projeto não será retirada.

"Nós estamos dialogando e o objetivo é fechar um texto que possa ser aprovado nesta semana com todas as garantias de princípios que nós achamos fundamentais no Brasil", disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Divergências

Entre os pontos polêmicos do relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) está a neutralidade de rede — segundo a qual os provedores não poderão tratar com preferência os pacotes de dados de uns em detrimento de outros usuários — e a possibilidade de o Poder Executivo obrigar, por decreto, as empresas de internet estrangeiras a instalar data centers no Brasil para armazenamento de dados dos usuários brasileiros em território nacional.

"Não discutimos neutralidade [na reunião de ontem]. Estamos discutindo, na bancada, a questão da liberdade na internet. Essa coisa de controlar por decreto, está incomodando muito", disse o líder do PMDB. As informações são da Agência Câmara.

Notícia atualizada às 17h18.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.