Ministério da Agricultura atualiza desenvolvimento e manutenção de sistemas

0

A Indra foi novamente vencedora do processo licitatório executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para prestar serviços de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas que dão apoio ao órgão público no controle e fiscalização do agronegócio no Brasil. O valor desse investimento está na ordem de R$ 11,7 milhões por ano, sendo que o contrato com vigência de um ano poderá ser prorrogado até o limite de cinco anos.

A multinacional será responsável por todo o suporte tecnológico ao cliente, por meio de 68 profissionais em média, alocados em desenvolver novos sistemas e manter em pleno funcionamento os mais de 60 já existentes, que compõem os programas do Ministério da Agricultura, voltados a produtores, estabelecimentos e agricultores de todo o Brasil.

Os sistemas do Ministério têm a finalidade de fornecer informações importantes sobre o setor, bem como facilitar a fiscalização e a arrecadação. Um exemplo é o SIPE (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos) e o SICAR (Sistema de Controle de Arrecadação), dois dos principais sistemas desenvolvidos pela Indra. Com eles é possível controlar quais estabelecimentos e produtos são registrados no Ministério e especificar a qualidade do produto, localização da loja credenciada, registrada e autorizada a comercializar (fabricar, importar, exportar e distribuir, entre outros), produtos alimentícios. O usuário também pode gerar relatórios administrativos e emitir certificado de habilitação. "O SIPE tem hoje registrado mais de 70 mil estabelecimentos e mais de 330 mil produtos comercializados no país. Esse tipo de informação é muito valiosa para viabilizar a fiscalização do órgão", explica Marcos Dib, diretor-executivo de Administração Pública da Indra no Brasil.

Outro importante projeto é o próprio portal do Ministério que auxilia visitantes a obter informações e dados para sua atuação no agronegócio. O desafio é mantê-lo no ar ininterruptamente. A Indra também presta atendimento interno a outras áreas do Ministério para o desenvolvimento de novos sistemas de informação com a finalidade de agilizar processos de trabalho. Toda esta estrutura organizacional é mantida por cerca de 13 mil servidores, que atendem as cinco secretarias e 27 superintendências estaduais com suas respectivas unidades.

Destacam-se também os sistemas FUNCAFÉ (Sistema de Operacionalização das Linhas de Crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), cuja função é controlar todos os empréstimos concedidos aos agricultores, bem como valores repassados aos agentes financeiros que se habilitam a operar os créditos; o SISBRAVET (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Sanitária), ferramenta destinada para todo o serviço veterinário oficial em todas as instâncias e sociedade Brasileira para a vigilância da saúde dos rebanhos, capaz de registrar e controlar investigações de incidentes, como doenças; o SAPCANA (Sistema de Acompanhamento de Produção Canavieira), o qual cadastra unidades produtoras, de cooperativas e de empresas comercializadoras de açúcar e etanol e o SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários), que permite controlar o tráfego de mercadorias importadas e exportadas, bem como sua fiscalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.