A Indra foi novamente vencedora do processo licitatório executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para prestar serviços de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas que dão apoio ao órgão público no controle e fiscalização do agronegócio no Brasil. O valor desse investimento está na ordem de R$ 11,7 milhões por ano, sendo que o contrato com vigência de um ano poderá ser prorrogado até o limite de cinco anos.
A multinacional será responsável por todo o suporte tecnológico ao cliente, por meio de 68 profissionais em média, alocados em desenvolver novos sistemas e manter em pleno funcionamento os mais de 60 já existentes, que compõem os programas do Ministério da Agricultura, voltados a produtores, estabelecimentos e agricultores de todo o Brasil.
Os sistemas do Ministério têm a finalidade de fornecer informações importantes sobre o setor, bem como facilitar a fiscalização e a arrecadação. Um exemplo é o SIPE (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos) e o SICAR (Sistema de Controle de Arrecadação), dois dos principais sistemas desenvolvidos pela Indra. Com eles é possível controlar quais estabelecimentos e produtos são registrados no Ministério e especificar a qualidade do produto, localização da loja credenciada, registrada e autorizada a comercializar (fabricar, importar, exportar e distribuir, entre outros), produtos alimentícios. O usuário também pode gerar relatórios administrativos e emitir certificado de habilitação. “O SIPE tem hoje registrado mais de 70 mil estabelecimentos e mais de 330 mil produtos comercializados no país. Esse tipo de informação é muito valiosa para viabilizar a fiscalização do órgão”, explica Marcos Dib, diretor-executivo de Administração Pública da Indra no Brasil.
Outro importante projeto é o próprio portal do Ministério que auxilia visitantes a obter informações e dados para sua atuação no agronegócio. O desafio é mantê-lo no ar ininterruptamente. A Indra também presta atendimento interno a outras áreas do Ministério para o desenvolvimento de novos sistemas de informação com a finalidade de agilizar processos de trabalho. Toda esta estrutura organizacional é mantida por cerca de 13 mil servidores, que atendem as cinco secretarias e 27 superintendências estaduais com suas respectivas unidades.
Destacam-se também os sistemas FUNCAFÉ (Sistema de Operacionalização das Linhas de Crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), cuja função é controlar todos os empréstimos concedidos aos agricultores, bem como valores repassados aos agentes financeiros que se habilitam a operar os créditos; o SISBRAVET (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Sanitária), ferramenta destinada para todo o serviço veterinário oficial em todas as instâncias e sociedade Brasileira para a vigilância da saúde dos rebanhos, capaz de registrar e controlar investigações de incidentes, como doenças; o SAPCANA (Sistema de Acompanhamento de Produção Canavieira), o qual cadastra unidades produtoras, de cooperativas e de empresas comercializadoras de açúcar e etanol e o SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários), que permite controlar o tráfego de mercadorias importadas e exportadas, bem como sua fiscalização.