Publicidade
Início Blogueria Videoconferência e saúde – aproximando médicos e pacientes

Videoconferência e saúde – aproximando médicos e pacientes

0
Publicidade

A videoconferência, na medida em que sai das salas de reunião e se multiplica pelos dispositivos móveis dos usuários comuns, transforma diversos mercados. Mas essas mudanças não são sentidas apenas no mundo corporativo. No segmento de saúde, a videoconferência atua diretamente na telemedicina, expandindo o atendimento à distância e melhorando a experiência do paciente. 

Muitas doenças complexas requerem dedicação total para que sejam diagnosticadas e tratadas de forma eficaz. Nesse sentido, o vídeo permite que especialistas mantenham-se conectados aos seus pacientes, em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de viagens frequentes.  

A oncologia é talvez uma das áreas que mais se beneficiam da videoconferência. Vamos pegar como exemplo a Rinat Akhmetov Foundation for Development, da Ucrânia. Nos últimos dois anos, a instituição tem equipado os centros regionais com tecnologias de vídeo de alta definição (HD) para treinar seus profissionais – como médicos e enfermeiros – com especialistas alocados no Instituto Nacional do Câncer de Kiev, capital da Ucrânia, e em outras localidades do país.  

O vídeo também faz uma grande diferença quando entra na casa do paciente, pois permite um acompanhamento mais personalizado, próximo e constante. Por meio da videoconferência, os profissionais podem realizar, por exemplo, check-ups regulares sem que os assistidos precisem deixar suas casas, evitando assim a remoção para um simples acompanhamento de rotina.  

A telemedicina e o atendimento remoto já são uma realidade, porém, a utilização da videoconferência vai muito além disso. Com essa plataforma, equipes médicas podem realizar treinamentos, compartilhar informações, apoiar diagnósticos, participar de cirurgias, e, o mais importante, manter-se próxima de seus pacientes, mesmo não estando presentes. 

O vídeo é a forma mais natural de comunicação que existe e já transformou diversos setores, permitindo a interação face a face e em tempo real. Essa aproximação traz efeitos altamente positivos quando aplicada no delicado relacionamento médico e assistido e reforça um compromisso há muito tempo assumido por esses profissionais – a atenção total ao paciente.

Nelson Campelo, presidente da Avaya Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile