Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Entidades do setor de TI defendem manutenção da atual alíquota de 2%...

Entidades do setor de TI defendem manutenção da atual alíquota de 2% de contribuição

0
Publicidade

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), se manifestaram em relação às mudanças na incidência da contribuição previdenciária patronal introduzidas pela medida provisória (669/2015), defendendo a manutenção da atual alíquota de 2% e da obrigatoriedade da incidência sobre a receita bruta.

No início do mês, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou a devolução da MP ao governo federal, alegando que não se pode considerar urgente a medida já que a criação ou elevação de tributos têm um prazo de 90 dias (noventena) para entrar em vigor. Pela medida, a alíquota de 1% de contribuição previdenciária sobre a receita bruta, aplicada principalmente para setores da indústria, seria elevada a 2,5%. Já a alíquota para empresas de serviços, como o de tecnologia da informação, subiria de 2% para 4,5%.

Segundo as entidades, a política, que foi introduzida em 2011 no setor de serviços de TI e TIC, como setor piloto, vem contribuindo decisivamente para a competividade do Brasil, fomentando o crescimento com geração de empregos de qualidade e alta remuneração, desincentivando a criatividade nas relações de emprego e reduzindo a deslealdade concorrencial em face às empresas que observam fielmente as regras do direito do trabalho.

De acordo com o presidente da Abes, Jorge Sukarie, o setor de TI assegurou um superávit de quase R$ 1 bilhão ao governo, levando em conta o crescimento que o setor teve nesses três anos, de 2011 para cá, a formalização de empregados e empresas, além dos impostos adicionais, sem falar na criação de empregos. “As contas da Receita Federal se resumem a comparar o que foi arrecadado com os 20% sobre a folha de pagamento que eram recolhidos para o INSS”, disse.

Desta forma, as associações entendem ser essencial a permanência da sistemática de tributação substitutiva: a manutenção da atual alíquota de 2% sobre a receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, e a substituição mandatória de incidência tributária referente à contribuição previdenciária patronal, permanecendo vedado o retorno a incidência tributária sobre a folha de pagamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile