Usuários poderão integrar listas de contato dos celulares ao Pix

1

A Diretoria Colegiada do Banco Central alterou o Regulamento do Pix, através da Resolução BCB nº 1, de 2020, incluindo uma nova funcionalidade que irá possibilitar o desenvolvimento, por parte das instituições participantes do Pix, de soluções que proporcionem a integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos dos celulares dos usuários. A mudança visa a facilitar a identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, simplificando ainda mais a experiência do pagamento com a funcionalidade.

Outra novidade é que os usuários finais poderão, em caso de mudança no nome, solicitar alteração das informações, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave. Essa possibilidade facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa alterar o nome em decorrência de casamento, ou uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento. Também fica permitido, a partir de agora, que o usuário final pessoa natural possa solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix.

Além disso, foi estabelecido no Regulamento, que as instituições participantes ficam vedadas de fixar limites para o número de transações Pix, seja de envio ou de recebimento. Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento.

1 COMENTÁRIO

  1. No caso de números de celulares devolvidos às operadoras, por rescisão de contrato, por ex., como fica? pessoas "correm o risco" de transferir dinheiro à pessoa errada se não olharem com cuidado o nome, ao invés de confiarem no número … Precisa alertar de forma mais enfática para a pessoa que faz a transferência confirmar os dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.