Veolia lança plataforma inteligente para gestão ambiental

0

Dotado de tecnologia de ponta e metodologia utilizada com sucesso há mais de 10 anos pelo Grupo Veolia em diversos países, o Hubgrade chega ao Brasil como uma das principais ferramentas do mercado para monitoramento, análise e otimização operacional na gestão de água, energia e resíduos para cidades e indústrias. Com atuação em três pilares principais – Conectar, Apoiar e Melhorar, o sistema combina Inteligência Artificial e competências humanas para monitorar, remotamente e em tempo real, a performance e a eficiência operacional, em alinhamento às metas ambientais e econômicas dos clientes.

Tanto a ferramenta como os serviços atrelados a ela fazem parte da estratégia de inovação na Veolia, especialmente no desenvolvimento de soluções e ofertas digitais disruptivas para responder às novas e dinâmicas necessidades dos clientes e alinhadas às tendências globais dos mercados como Automação, Indústria 4.0, Cidades Inteligentes, Transformação Digital, entre outras.

A plataforma atende aos mais variados modelos de negócio, podendo ser integrada aos contratos de operação e manutenção ou como um produto de gestão e otimização operacional para projetos de eficiência energética, transformação e valorização de resíduos sólidos e gestão de efluentes, por exemplo. Dentre as inúmeras possibilidades de atuação, o Hubgrade ainda pode ser utilizado no monitoramento da qualidade do ar, uma solução essencial para a retomada das atividades nas empresas, escolas, comércios e demais edifícios, com o cenário atual de complexas restrições por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Em operação em clientes de renome por todo o mundo, como Tetrapak, Daimler Benz, Coca Cola e McCain, o sistema também já está funcionando em algumas plantas no Brasil, onde tem contribuído para a otimização de estações de tratamento de efluentes, o monitoramento de operação industrial completa e eficiência energética em indústrias de diferentes segmentos. "Estas parcerias demonstram a versatilidade do Hubgrade e seu potencial para atender às diversas expectativas de performance e redução da pegada ambiental. Ele é um exemplo de como enfrentamos os desafios do século XXI e colaboramos com a eficiência de nossos clientes" afirma o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Utilizado para alcançar as metas e garantias de performance e sustentabilidade e totalmente customizável às necessidades de indústrias, prédios comerciais, hospitais ou cidades, o Hubgrade é baseado em um trabalho coordenado com o cliente. Sensores são implantados em pontos-chave da operação e os dados captados pelo sistema são analisados por especialistas da Veolia que processam as informações e comunicam à equipe local para apoiar a gestão na tomada de decisões.

A infraestrutura para atendimento ao mercado brasileiro está situada na sede da Veolia Brasil, na zona oeste de São Paulo. Inaugurado recentemente, o centro inteligente de monitoramento está conectado às mais de 30 salas similares localizadas em outros países onde a Veolia atua, o que permite à companhia ter uma enorme inteligência de dados e, assim, estabelecer comparações, tendências e estudar a viabilidade de soluções aplicadas com êxito em outras partes do mundo, como um benchmarking global. Tudo isso dentro dos mais rígidos parâmetros de confidencialidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.