Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Anarnet surge com proposta de unir setor privado e sociedade civil para...

Anarnet surge com proposta de unir setor privado e sociedade civil para ‘autorregular a internet’

1
Publicidade

Um grupo de advogados e pesquisadores na área de Direito Digital apresentou nesta quinta-feira, 18, a Agência Nacional de Autorregulação da Internet (Anarnet), criada com o objetivo de reunir opiniões de empresas, organizações não governamentais e membros da sociedade civil para transformar a web nacional em um grande fórum de discussões. A entidade é regida por um estatuto próprio, elaborada por seus fundadores, e procurará fornecer orientações sobre Direito Digital no Brasil frente aos conflitos de interesse gerados pela rede mundial.

De acordo com Coriolano A. de Almeida Camargo Santos, diretor presidente da Anarnet, a ideia é atuar nos moldes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). “Hoje, o mundo digital já ultrapassa fronteiras e chega à vida offline. A tecnologia não aceita o tempo moroso do governo para criar e aprovar o marco civil da internet, que deve nascer já com a necessidade de modificações. Enquanto isso, inúmeras questões emergem e afetam a vida pessoal e profissional das pessoas”, argumenta. O advogado pertence à Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de São Paulo (OAB-SP), e possui experiência com litígios e casos polêmicos no meio digital. Segundo ele, a participação governamental está totalmente descartada da entidade.

A Anarnet começa a funcionar, de fato, no dia 1º de maio, quando serão lançados os canais de comunicação digital em redes sociais e serviços online para participação da sociedade civil, por meio dos quais qualquer cidadão poderá expressar sua visão e sugerir temas. Contudo, os cidadãos só conseguirão ter direito a voto e participar das decisões por meio de associações organizadas, com assento nas comissões de trabalho que serão criadas. Segundo Santos, o Rotary Club é uma das organizações que já manifestou interesse para participar da entidade. A aprovação dos membros está sujeita às regras do estatuto.

Apesar de a apresentação da Anarnet exaltar a participação de “pessoas da população em geral”, a maioria dos assentos nas comissões para as deliberações da agência será ocupada por entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Fecomercio, Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP) e a própria OAB-SP. Todos os votos terão o mesmo peso, logo, a distribuição dos assentos consequentemente norteará as decisões dos grupos de trabalho. Os espaços para associados serão preenchidos ao longo deste ano.

Entre os objetivos já estabelecidos pela Arnanet estão a criação de um manual nacional de normas técnicas para coleta e armazenamento de provas de crimes digitais, a realização de um congresso internacional em Gramado, no Rio Grande do Sul, com a participação de representantes internacionais, e a definição de conceitos sobre a web que norteiam a legislação atual — um exemplo são os termos utilizados na redação da Lei Carolina Dieckmann, em vigor a partir de abril, mas que tem sido alvo de inúmeras críticas de especialistas

1 COMENTÁRIO

  1. É incrível como pessoas oportunistas chegam agora e querem sentar na janelinha.Desde quando a Fiesp ou a OAB se interessaram pelas leis virtuais? Pelo interesse coletivo como banda larga de qualidade, marco cívil regulatório. Este pessoal quer é ganhar um espaço que foi construido por outras pessoas, por ativistas digitais. E já chegam como uma Agência Reguladora, quem lhes delegou este poder? Eles mesmos, os oportunistas. O que eles querem é acabar com os direitos de manifestação virtual, a livre expressão que conquistamos e pudemos derrubar ditadores em outros países. É esse o medo deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile