Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Câmara dos Deputados cria subcomissão para acompanhar e-Saúde

Câmara dos Deputados cria subcomissão para acompanhar e-Saúde

0
Publicidade

“Modernizar para funcionar”. Durante os anos 1980 esse foi o lema de vários órgãos públicos que tentavam aplicar as então novas tecnologias para melhorar o funcionamento da máquina pública. Apenas 30 anos depois, o sistema de saúde, um dos serviços mais básicos oferecidos à população, começa a se informatizar. Para acompanhar esse processo, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma subcomissão específica para tratar do tema.

Ligada à Comissão de Seguridade Social e Família — que também é responsável pelo acompanhamento dos projetos ligados à saúde —, a subcomissão de saúde digital (e-Saúde) é fruto de um requerimento do deputado Mandetta (DEM-MS). “A informática médica desponta como campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas”, justificou.

Segundo o parlamentar, o tratamento dessas informações pode subsidiar um vasto número de ações relacionadas à saúde pública, “como serviços, campanhas, erradicação de doenças endêmicas, vigilância epidemiológica, imunizações, controle de medicamentos, sangue e hemoderivados, além de um melhor acompanhamento dos gastos públicos”, enumera.

Formada na última quarta-feira, 17, a subcomissão terá Mandetta como relator e o deputado Alexandre Roso (PSB-RS) como presidente. Na semana que vem, o grupo deve se reunir novamente para definir o roteiro de trabalhos.

Projeto e-SUS

Apresentado no mês passado pelo presidente do DataSUS, Augusto Gadelha, o projeto e-SUS, que pretende informatizar a gestão na saúde no Brasil, é uma das prioridades do Ministério da Saúde em 2013.  A meta imediata do programa é criar um cadastro único para todos os usuários do Sistema Básico de Saúde, de modo a dar aos profissionais todo o histórico do paciente, independentemente da localização geográfica. Isso possibilitará a uma pessoa que iniciou o tratamento em Brasília, por exemplo, continuar os procedimentos médicos em outra cidade ou estado, em unidades especializadas de tratamento ligadas a seu caso.

Para a implantação do projeto, foram criados quatro grupos de trabalho: governança, interoperabilidade, infraestrutura e recursos humanos. Os grupos incluem parceiros governamentais do ministério, universidades, gerentes de empresas e outros profissionais do setor de TI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile