Publicidade
Início Blogueria Nova tecnologia de armazenamento: é tudo isso o que dizem?

Nova tecnologia de armazenamento: é tudo isso o que dizem?

0
Publicidade

Hoje existe tanta propaganda com relação a diferentes tecnologias de armazenamento que pode ser um desafio manter-se informado e, mais ainda, tomar uma decisão quanto à opção certa para a sua empresa. Além disso, você precisa gerenciar as pressões decorrentes de necessidades comerciais, necessidades de desempenho do armazenamento, proteção de dados, crescimento dos dados e restrições de recursos, entre outros.

Posso parecer um defensor da velha escola de TI, mas esse não é realmente o caso. Hiperconvergência, flash e nuvem certamente têm seu lugar, mas o que estou tentando dizer é que toda a propaganda que os cerca é suficiente para fazer crer que cada um deles seja a melhor coisa desde a turnê de reunião do The Police, ou seja, que cada um tem o poder de ser o alfa e o ômega na existência do data center.

Mas antes que você vá na onda de qualquer um deles, vale a pena investir algum tempo na avaliação de cada tendência e determinar se é de fato a opção certa para o seu ambiente, fazendo-se algumas perguntas-chave antes de aderir.

Hiperconvergência

A hiperconvergência é uma solução de infraestrutura de software que reúne recursos de computação, armazenamento, rede e virtualização em recursos comuns. A promessa é de tecnologias integradas que fornecem uma única exibição para o administrador. Isso torna mais fácil implantar, gerenciar, expandir e prestar suporte a um ambiente, visto que tudo está inter-relacionado.

Questões a serem levadas em consideração antes de aderir:

  • Como são as cargas de trabalho de suas máquinas virtuais?
  • Todas elas têm requisitos de recursos semelhantes, ou algumas máquinas virtuais exigem mais do que outras?
  • Suas necessidades de recursos (CPU, memória, armazenamento etc.) crescem uniformemente, ou alguns recursos estão crescendo mais rápido do que outros?

Armazenamento em flash

O armazenamento em flash existe há anos, mas cresceu bastante nos últimos anos, em grande parte devido aos avanços tecnológicos e a uma drástica redução de custos. O flash garante melhor desempenho, maior durabilidade, melhor refrigeração e fatores forma mais densos. Isso levou à alegação de que os discos rígidos são coisa do passado e que o flash é tudo o que você precisa em seu data center.

Questões a serem levadas em consideração antes de aderir:

  • Você precisa de alto desempenho em todo o seu ambiente?
  • Como é o crescimento de sua capacidade e como ele se compara com o crescimento do desempenho?
  • Seus aplicativos poderão de fato aproveitar o flash?
  • Seu orçamento é suficiente para o armazenamento em flash de todos os aplicativos?

Armazenamento na nuvem

Durante anos, as pessoas vêm falando sobre a nuvem e se a solução correta é a nuvem privada ou a pública. Para o nosso intento, vamos nos concentrar nas nuvens públicas. Nos últimos anos, testemunhamos a adoção da nuvem pública por mais empresas como parte de seu ambiente de armazenamento de dados. A promessa inclui permitir que as empresas acessem seus dados em qualquer lugar, o que libera recursos de TI, proporciona escalabilidade para expandir os negócios e reduz os custos de TI, para citar apenas algumas vantagens. Isso levou à conclusão de que tudo deveria ser migrado para a nuvem, e que manter o armazenamento local não é mais a solução ideal.

Questões a serem levadas em consideração antes de aderir:

  • O que acontece quando ocorre uma interrupção, seja resultante do provedor de nuvem ou de sua conexão com ele?
  • Você dispõe de largura de banda suficiente para prestar suporte?
  • Como gerenciar a segurança de seus dados e garantir a proteção contra ataques?

Essas são, é claro, apenas algumas das tecnologias de armazenamento em alta no mercado. Que a verdade seja dita: é provável que cada uma delas tenha seu lugar em quase todos os data centers. Até que ponto cada uma delas se adéqua ao seu data center é algo que você deve determinar. Só porque uma nova tecnologia resolve certos problemas no data center não significa que ela solucionará todos eles. Compreender os seus problemas e objetivos comerciais é a melhor maneira de ver além das novas tendências de tecnologia e reconhecer como e onde elas podem ser melhor aproveitadas.

James Honey, gerente de marketing de produto sênior da SolarWinds.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile