Publicidade
Início Blogueria Qual é a última fronteira para a mobilidade nas empresas?

Qual é a última fronteira para a mobilidade nas empresas?

1
Publicidade

O debate sobre mobilidade e trabalho permeia o mercado há anos, é verdade. Mas o que mantém o tópico atual são dúvidas que ainda persistem sobre os próximos passos desse universo. O que falta para que as empresas passem a adotar uma rotina menos engessada e mais adequada ao estilo de vida de seus funcionários?

Essa é uma pergunta sem resposta única. Do ponto de vista de tecnologia, elencaria os seguintes fatores: alto desempenho, durabilidade, flexibilidade e segurança.

Durante muito tempo, escolher mobilidade significava sacrificar o desempenho; hoje, este cenário mudou radicalmente. A indústria respondeu à crescente demanda por dispositivos flexíveis com máquinas tão avançadas que até cumprem mais de uma função: um notebook pode virar um tablet com um simples movimento e um tablet conectado a um simples acessório pode se tornar um projetor potente para apresentações. Processadores, capacidade de memória e armazenamento acompanharam essa evolução e entregam o que há de melhor no segmento em dispositivos extremamente leves e finos.

O design avançado leve e fino não deve ser confundido com fragilidade, essas máquinas são as mais duráveis já criadas. Robustas, passam por testes de resistência de temperatura, pressão e poeira, chegando ao consumidor prontas para as mais diversas situações – desde ambientes congelantes como cabines de avião até os mais abafados, como o porta-malas de um carro.

Transitar entre diferentes tarefas sem perder em desempenho exige flexibilidade e a integração entre a vida dentro e fora do escritório pode ser feita suavemente com a adoção de tecnologias que permitam o compartilhamento de informação, como: ferramentas de conexão visual e vocal e de segurança. Sim, cabe às companhias educar os funcionários sobre como se proteger no ambiente virtual.

Isso nos leva ao último ponto, possivelmente um dos mais importantes, a segurança. A proteção de dados é crucial e hackers no mundo todo buscam diariamente como quebrar a fronteira dos dispositivos móveis. A segurança do ecossistema móvel pede que documentos sejam armazenados em nuvem e em dispositivos terceiros sempre que possível; que haja investimento em softwares antivírus; e que novas tecnologias sejam adotadas para garantir o acesso seguro, como a biometria, que é quase um padrão no mercado corporativo atual.

Seja qual for sua posição sobre a mobilidade nas empresas, essa é uma realidade inegável que tende a dominar os espaços de trabalho. Para a indústria de tecnologia, a obrigação é desmistificar o que significa ser móvel nos dias de hoje, além de desenvolver as melhores soluções, obviamente. Afinal, para a maioria dos clientes, a mobilidade não é só uma tendência, mas sim uma necessidade.

Leandro Lofrano, gerente sênior de produto da Lenovo.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente matéria! As empresas precisam acompanhar a evolução da tecnologia e deixarem de ser retrógradas, pois a mobilidade compensa ambos os lados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile