Flash Ventures anuncia planos de investir em até 15 startups no Brasil em dois anos

0

A Flash Ventures, fundo global de investimento com foco em pré-seed, acaba de anunciar a expansão de suas atividades no mercado brasileiro e latino americano. O grupo visa investir em ao menos 10 startups na América Latina – seis delas no Brasil –, mais do que dobrando sua presença atual, ainda em 2022. Com foco em empresas de diversos setores em estágio inicial, o fundo projeta investimentos iniciais a partir de U$ 500 mil por negócio, podendo superar esse valor dependendo da oportunidade específica, além de participar de rodadas subsequentes.

Atualmente, o fundo conta com mais de 30 empresas no portfólio, distribuídas em todos os continentes. Entre elas, cinco são brasileiras, como a Barte e a Blipay, que já estão em operação, bem como a Compensa e a Lunix, que lançarão seus produtos em breve. Há também outra investida em modo "stealth". Na América Latina, o grupo conta, ainda, com outras duas empresas.

De acordo com o head da Flash Ventures no Brasil, André Iaconelli, a região é uma das grandes potências globais para este tipo de investimento. "O mercado brasileiro de empreendedorismo faz parte de um contexto regional maior, com investidores globais acordando para o fato de que a América Latina tem potencial para ser um dos motores mundiais do capital de risco, e não apenas uma opção de diversificação de portfólio", explica.

Um olhar sobre o mercado latino-americano

Os investimentos na região bateram recordes, em especial, no último ano. Na América Latina, o volume de investimentos chegou a quase U$ 20 bilhões em 2021, um crescimento de mais de 300% comparado a 2020, de acordo com dados do Crunchbase.

Embora os investimentos pré-seed também tenham crescido, o volume ainda é muito abaixo das rodadas gigantescas de empresas em estágios avançados, que representaram quase 70% de todo o valor investido, ainda segundo o Crunchbase. Em 2021, foram registradas 242 rodadas das Séries A e B, crescimento de 78% comparado as 136 rodadas de 2020. Enquanto isto, o número de rodadas seed e pré-seed aumentou menos de 10%, mesmo que o volume total investido neste estágio tenha mais do que dobrado, sinalizando rodadas maiores.

Iaconelli explica a razão pela qual o fundo opta por investimentos em empresas em fase tão embrionária, especialmente quando ainda são uma ideia na cabeça do empreendedor. "Acreditamos que é neste momento em que experiência e visão global, aliadas à execução local, trazem grande valor para um empreendedor, e que podemos ajudar a construir as fundações de uma empresa disruptiva", afirma.

Próximos investimentos

Com perfil arrojado e uma tese de investimentos agnóstica a setores, a Flash Ventures se posiciona em um segmento ainda pouco desenvolvido no mercado local, compartilhando do risco com empreendedores que até então precisavam levantar dinheiro com familiares e amigos para lançarem seus negócios. "Nós investimos em empreendedores, não necessariamente em empresas. E, por isso, nosso ponto de investimento ideal é bem diferente da maioria dos fundos. Buscamos por profissionais com alguma experiência relevante, que conheçam o universo das startups e que tenham muita paixão para construir algo realmente grande", esclarece Iaconelli.

De acordo com ele, a missão da Flash Ventures é contribuir para o ecossistema do empreendedorismo latino-americano, reconhecendo a importância de outros fundos focados em estágios mais avançados. "Queremos nos assegurar de que nossas investidas tenham todos os recursos necessários para se tornarem gigantes, e isto inclui um excelente relacionamento com os fundos líderes da América Latina e do mundo, que investem ao nosso lado em estágios mais avançados para ajudar as empresas a superar desafios completamente diferentes ", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.