Comércio eletrônico brasileiro fatura R$ 2,3 bi no primeiro trimestre

0

O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 2,3 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que representou um crescimento de 25% na comparação com o mesmo período de 2008, segundo dados da e-bit.
De acordo com o relatório, o número aponta para o franco crescimento do e-commerce no país. Entretanto, analisa a e-bit, o cenário se mostra um pouco diferente do que há tempos atrás, ao passo que as pequenas e médias empresas de e-commerce passam a ganhar espaço no mercado. Assim, elas estão conquistando market share das gigantes do setor.
Segundo o levantamento , na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, os dez maiores varejistas perderam 6,45% de participação. Em contrapartida, o "long tail", que engloba pequenas e médias varejistas on-line, ganhou 1,62% de representatividade no mercado.
De acordo com Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a confiança que o canal traz ao consumidor, aliada a maior conscientização no ato da compra, continuam sendo fatores contribuintes para essa tendência no cenário do e-commerce.
"Os consumidores estão mais informados a cada dia e orientados a fazerem uma compra com segurança, algo que não é exclusivo dos líderes do mercado. Hoje, a procura é pela melhor oferta, e não pela maior loja. A tendência é que esse tipo de comportamento continue aumentando", analisou.
No entanto, para o diretor, é fundamental continuar sendo cuidadoso quando se está comprando pela web. Ele frisa que verificar a credibilidade das lojas desconhecidas é imprescindível antes de fazer uma operação on-line. "As pessoas não podem ser ingênuas e acreditarem em ofertas fora da realidade do mercado", explicou Guasti.
De acordo com o e-Marketer, que faz acompanhamento do e-commerce no mercado americano, as lojas líderes como Amazon, Staples e Dell representam, juntas, cerca de 25% do faturamento total do canal, o que aponta uma grande distribuição das lojas virtuais no país. Para se ter uma idéia, há poucos anos no Brasil, apenas um grupo obtinha mais de 45% do total de share em vendas pela internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.