A gigante japonesa de e-commerce Rakuten confirmou que está investindo US$ 100 milhões na rede social Pinterest, juntamente com os atuais investidores Andreessen Horowitz, Bessemer Venture Partners e FirstMark Capital, além de investidores anjos.
Em comunicado, o CEO do Pinterest, Ben Silberman, diz que a transação aproxima ainda mais o Pinterest do seu objetivo principal, que é ajudar as pessoas a descobrir coisas que amam por meio da conexão com outros usuários que compartilham os mesmos interesses.
Por sua vez, o CEO da Rakuten, Hiroshi Mikitani, enxerga "enormes sinergias" entre a visão do Pinterest e o modelo de e-commerce da Rakuten.
"Enquanto alguns vêem e-commerce como uma simples experiência semelhante a vending-machine, acreditamos que é um processo vivo, onde tanto varejistas quanto consumidores podem se comunicar, descobrir e se empenhar para que as experiências se tornem divertidas", diz Mikitani.
O executivo afirma que a Rakuten aguarda com interesse a introdução do Pinterest no mercado japonês, bem como em outros mercados. Além do Japão, a empresa de e-commerce atua em 17 outros países ao redor do mundo.
Analistas financeiros calculam que a rodada de financiamento valoriza a start-up em US$ 1,5 bilhão. A plataforma social havia sido avaliada em US$ 200 milhões em uma rodada no final do ano passado.