O site de compras coletivas Groupon está sendo investigado pela a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira dos Estados Unidos (Finra, na sigla em inglês), depois de suas ações terem registrado alta repentina, após a divulgação do resultado trimestral da companhia. A averiguação está em fase inicial.
As informações são de pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal. O site de cupons de descontos não quis falar sobre o caso.
O valor dos papéis do Groupon decolou 18,5% na bolsa eletrônica Nasdaq na segunda-feira, 14, em relação ao fechamento da sexta-feira anterior. Isso aconteceu logo depois de divulgar forte resultado, com recorde de 89% de crescimento da receita. No after-market, cresceram as especulações de corretores e investidores, o que fez com que o valor do papel da companhia subisse ainda mais, superando todas as expectativas.
Além do aumento no preço, o volume de papéis negociados foi de 16 milhões, mais de quatro vezes a média dos últimos 30 dias, geralmente em torno de 4 milhões. A Finra avalia a necessidade de notificar a Security Exchange Commision (SEC), órgão regulador do mercado de capitais nos EUA.
O súbito aumento gerou desconfiança porque, desde a abertura de capital (cotadas a US$ 20), as ações se desvalorizaram 50%, disante das incertezas dos investidores, preocupados com os gastos e riscos do negócio, especialmente após revisão do resultado do quarto trimestre do ano passado por custos inesperados com reembolso a consumidores insatisfeitos.