Publicidade
Início Serviços Case Escola Senai de Informática migra seus laboratórios para a nuvem

Escola Senai de Informática migra seus laboratórios para a nuvem

0
Publicidade

O Senai –  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de São Paulo  –  capacitou, no ano passado, quase um milhão de pessoas. Deste total, cerca de 3.200 foram formadas pela Escola Senai de Informática, especializada no setor de TI. “A área de TI é suporte para todas as outras indústrias”, observa o professor Alexssandro Augusto Reginato, diretor da Escola Senai de Informática. “Nosso objetivo é formar profissionais capazes de atender às demandas de cada segmento, e que façam a gestão mais eficiente do ambiente de TI”.

Para atingir esse objetivo, a Escola Senai de Informática tem 17 ambientes de ensino, incluindo salas de aula e laboratórios, que reproduzem os diversos postos de trabalho e as ferramentas de TI que serão usados nas indústrias. “Para atingir a excelência, necessitávamos ter ambientes flexíveis e sempre disponíveis, prontos para conectar alunos e professores em minutos”, explica o professor Reginato. Para ele, a resposta a essa demanda era uma só: que os ambientes de ensino estivessem na nuvem. O projeto e a implementação deste novo ambiente foi realizado pela Go2neXt Cloud Computing Building & Integrator, que recomendou o uso da tecnologia Citrix para esta aplicação.

Atualmente, 206 desktops de 12 laboratórios da Escola Senai de Informática estão na nuvem, virtualizados com a ajuda da solução Citrix XenDesktop Platinum, que inclui os componentes XenServer e XenApp, entre vários outros.

A Go2neXt, por sua vez, entregou ao Senai-SP a oferta Go2Cloud – serviços de migração para a nuvem baseados em metodologia própria. O Go2Cloud destaca-se por sua capacidade de acelerar o avanço para a nuvem de forma segura e controlada. O resultado da soma da tecnologia Citrix com os serviços Go2neXt já se faz notar, segundo destaca o professor Reginato. “O tempo de preparo de um ambiente de ensino poderia levar uma semana. Hoje, isto é feito em menos de uma hora.” Outro ganho concreto com o sistema na nuvem foi a queda para perto de zero do número de chamados no help desk. “E, acima de tudo, tanto professores como alunos tiveram seu tempo otimizado graças à excelência da estrutura virtualizada que adotamos”, enfatiza o professor Reginato.

Segundo ele, o ganho mais tangível é a acessibilidade. “Agora eu tenho um ambiente educacional com disponibilidade além da sala de aula e dos laboratórios, pois os estudantes podem acessar diferentes conteúdos em qualquer tipo de máquina, incluindo dispositivos móveis, em toda a escola”. No Senai-SP, os alunos e professores utilizam desde pesadas soluções mecânicas em 2D e 3D, como o AutoCAD, até plataformas de desenvolvimento de software, como o Visual Studio e o Eclipse. Também trabalham com dezenas de outras aplicações, inclusive para máquinas Macintosh.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile